Os nomes ligados à Lava Jato que movimentaram a política nos últimos dias
Mandato cassado, afastamento cautelar da função pública, denúncias e investigações. Nos últimos dias, nomes ligados à operação Lava Jato, como Deltan Dallagnol e Eduardo Appio, movimentaram a política. Quem são eles?
Eduardo Appio
Assumiu, em fevereiro deste ano, o cargo de titular da 13ª Vara Federal de Curitiba — posição que já foi de Sérgio Moro. Agora afastado cautelarmente da posição, ele é abertamente crítico dos métodos da Operação Lava Jato e usou a senha "LUL2022" para acessar o sistema da Justiça Federal. Apesar disso, já negou ser petista.
Marcelo Malucelli
Pai de sócio de Moro, ele pediu para se afastar dos casos da Lava Jato no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) no final de abril. Malucelli foi, inclusive, o desembargador responsável por suspender a decisão de Eduardo Appio, então juiz da Lava Jato, que determinava que Eduardo Cunha devolvesse carros que a força-tarefa da Lava Jato afirmaram que foram comprados com dinheiro de propina.
Gabriela Hardt
É a juíza federal substituta que reassumiu a condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato após o TRF-4 afastar temporariamente o então titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, Eduardo Appio. Ela foi responsável, em uma dessas substituições, pela sentença que condenou Lula em 2019. A condenação foi de 12 anos e 11 meses de prisão no caso do sítio de Atibaia.
Tacla Duran
Foi advogado da Odebrecht entre 2011 e 2016. Ele foi acusado pela Lava Jato de movimentar R$ 95 milhões para a empreiteira e lavar ao menos R$ 50 milhões por meio de suas empresas. Na época, ele citou os nomes de Sergio Moro e Deltan Dallagnol no que teria sido um caso de extorsão. Hoje, o ministro Dias Toffoli determinou que duas ações do caso Tacla Duran que tramitam na 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba sejam suspensas e enviadas ao STF (Supremo Tribunal Federal).
Deltan Dallagnol
Coordenou a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba como procurador. Na primeira denúncia da operação contra o presidente Lula (PT), inclusive, Dallagnol virou meme ao exibir um PowerPoint que colocava Lula como figura central do esquema investigado pela força-tarefa. Na última semana, teve o mandato cassado pelo TSE.
Sérgio Moro
Atuou como juiz federal responsável por julgar os casos da Lava Jato em primeira instância, na 13ª Vara Federal de Curitiba. Em junho de 2021, no entanto, o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou uma decisão da Segunda Turma, de abril, que considerou Moro parcial ao julgar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo do tríplex do Guarujá (SP).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.