Topo

Os nomes ligados à Lava Jato que movimentaram a política nos últimos dias

Eduardo Appio, Sergio Moro, Deltan Dallagnol e Tacla Duran - Reprodução
Eduardo Appio, Sergio Moro, Deltan Dallagnol e Tacla Duran Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

27/05/2023 04h00

Mandato cassado, afastamento cautelar da função pública, denúncias e investigações. Nos últimos dias, nomes ligados à operação Lava Jato, como Deltan Dallagnol e Eduardo Appio, movimentaram a política. Quem são eles?

Eduardo Appio

- - Divulgação JF-PR - Divulgação JF-PR
O juiz federal Eduardo Appio
Imagem: Divulgação JF-PR

Assumiu, em fevereiro deste ano, o cargo de titular da 13ª Vara Federal de Curitiba — posição que já foi de Sérgio Moro. Agora afastado cautelarmente da posição, ele é abertamente crítico dos métodos da Operação Lava Jato e usou a senha "LUL2022" para acessar o sistema da Justiça Federal. Apesar disso, já negou ser petista.

Marcelo Malucelli

- - Marcelo Stodolni/TRF4 - Marcelo Stodolni/TRF4
Desembargador Marcelo Malucelli na solenidade de posse no TRF4, em dezembro de 2022
Imagem: Marcelo Stodolni/TRF4

Pai de sócio de Moro, ele pediu para se afastar dos casos da Lava Jato no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) no final de abril. Malucelli foi, inclusive, o desembargador responsável por suspender a decisão de Eduardo Appio, então juiz da Lava Jato, que determinava que Eduardo Cunha devolvesse carros que a força-tarefa da Lava Jato afirmaram que foram comprados com dinheiro de propina.

Gabriela Hardt

- - Reprodução/Ajufe - Reprodução/Ajufe
Substituta de Moro, a juíza Gabriela Hardt condenou Lula por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia
Imagem: Reprodução/Ajufe

É a juíza federal substituta que reassumiu a condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato após o TRF-4 afastar temporariamente o então titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, Eduardo Appio. Ela foi responsável, em uma dessas substituições, pela sentença que condenou Lula em 2019. A condenação foi de 12 anos e 11 meses de prisão no caso do sítio de Atibaia.

Tacla Duran

- - @el_pais no Twitter/Reprodução - @el_pais no Twitter/Reprodução
O advogado Rodrigo Tacla Duran
Imagem: @el_pais no Twitter/Reprodução

Foi advogado da Odebrecht entre 2011 e 2016. Ele foi acusado pela Lava Jato de movimentar R$ 95 milhões para a empreiteira e lavar ao menos R$ 50 milhões por meio de suas empresas. Na época, ele citou os nomes de Sergio Moro e Deltan Dallagnol no que teria sido um caso de extorsão. Hoje, o ministro Dias Toffoli determinou que duas ações do caso Tacla Duran que tramitam na 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba sejam suspensas e enviadas ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Deltan Dallagnol

- - Marcelo Frazão / Agência Brasil - Marcelo Frazão / Agência Brasil
Deltan Dallagnol
Imagem: Marcelo Frazão / Agência Brasil

Coordenou a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba como procurador. Na primeira denúncia da operação contra o presidente Lula (PT), inclusive, Dallagnol virou meme ao exibir um PowerPoint que colocava Lula como figura central do esquema investigado pela força-tarefa. Na última semana, teve o mandato cassado pelo TSE.

Sérgio Moro

- - Edilson Rodrigues/Agência Senado - Edilson Rodrigues/Agência Senado
Senador Sergio Moro (União Brasil-PR)
Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Atuou como juiz federal responsável por julgar os casos da Lava Jato em primeira instância, na 13ª Vara Federal de Curitiba. Em junho de 2021, no entanto, o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou uma decisão da Segunda Turma, de abril, que considerou Moro parcial ao julgar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo do tríplex do Guarujá (SP).