Topo

Esse conteúdo é antigo

Confira a íntegra dos pronunciamentos de Lula e Maduro hoje, em Brasília

Do UOL, em São Paulo

29/05/2023 15h47Atualizada em 29/05/2023 15h47

Em pronunciamento conjunto hoje, Lula e o presidente venezuelano Nicolás Maduro falaram sobre a relação entre os dois países.

O que aconteceu:

Lula defendeu a inclusão da Venezuela no Brics, bloco econômico do qual o Brasil participa junto a Rússia, Índia, China e África do Sul. O presidente brasileiro afirmou haver propostas também de outros países e que, caso ocorra um pedido oficial por parte do governo venezuelano, será levado à discussão entre os países participantes.

Já Maduro pediu diálogo direto entre a Venezuela e o Brasil, e afirmou que é "uma nova época" entre os dois países. É sua primeira visita ao país desde 2015. Em 2019, foi proibido por Jair Bolsonaro de entrar no Brasil.

Lula mais uma vez falou em usar moeda única para negociação, sem depender do dólar. Para ele, o Brics pode ter uma moeda "como a União Europeia construiu o euro". Lula acredita que isso daria mais liberdade para as negociações entre os países no bloco econômico.

O presidente brasileiro também criticou as sanções realizadas pelos EUA contra a Venezuela. Lula afirmou que o bloqueio realizado pelos Estados Unidos de "exagerado" e "pior que uma guerra", por "matar pessoas que não tem nada a ver com a disputa ideológica que está em jogo". Além disso, disse ser "inexplicável um país ter 900 sanções porque outro país não gosta dele".

Lula também afirmou que é preciso mudar a narrativa em torno da Venezuela. "Cabe à Venezuela mostrar sua narrativa para que possa fazer pessoas mudarem de opinião", afirmou o presidente brasileiro.