Topo

Esse conteúdo é antigo

Cid Gomes: Se Lula escolher Zanin para STF, não fará por questão de amizade

Do UOL, em São Paulo

30/05/2023 11h37Atualizada em 30/05/2023 14h02

O senador Cid Gomes (PDT-CE) disse hoje em participação no UOL Entrevista que não acredita que, se o presidente Lula (PT) vier a indicar o advogado Cristiano Zanin para a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), será por questão de amizade.

O que ele disse?

"Fato de ter sido advogado de Lula, ao meu juízo, não causa impedimento". "Ao contrário, o fato de ter convivido com jurista, aferido sua eficiência, disciplina, dedicação e profissionalismo, acho que isso ajuda", declarou. "Uma coisa é ler o currículo, outra é ter convivido com a pessoa".

"Acho que se Lula escolhê-lo, não estará fazendo por questão de amizade, como alguns tentam colocar", continuou. "Isso seria o reconhecimento aos conhecimentos jurídicos e traços de personalidade."

Cid Gomes disse que não irá opinar antes de indicação ser concretizada. "Tenho que ter a disciplina de não me pronunciar, enquanto senador, em nome de uma indicação que não existe ainda", disse. "Como advogado, embora eu não o conheça pessoalmente, a impressão que tenho é que é uma pessoa competente, discreta, que teria perfil para funcionar como magistrado".

"Terceiro governo vai diminuir nome de Lula para história"

Senador afirmou que Lula perdeu a oportunidade de tirar Arthur Lira (PP-AL) da presidência da Câmara dos Deputados. Ele justificou que não tem nada contra a pessoa do parlamentar, mas que ele representa uma forma de governo que mina o Executivo.

Cid não acredita que Lula vá fazer um governo como foi o primeiro ou o segundo. "O nome dele para a história vai diminuir, a popularidade vai diminuir", disse.

"Paciência tem limite se passa um tempo e não vê diferença". "O Parlamento tem força demais e responsabilidade de menos", disse.

Moro, na política, é um "mequetrefezinho"

Senador fez críticas à atuação de Sergio Moro no Judiciário e, agora, como senador. "Ele está na categoria do que considero um juiz mal-intencionado, que gosta de holofote e que tem outros propósitos que não o de fazer justiça".

"Na política, é um mequetrefezinho". "A baixa conduta dele vai colocá-lo em seu devido lugar, é um medíocre".

Assista à íntegra do programa:

O UOL Entrevista teve apresentação de Fabíola Cidral e participação dos colunistas Tales Faria e Leonardo Sakamoto.