Lula sobre moeda única na América do Sul: 'Sou invejoso da União Europeia'
O presidente Lula (PT) defendeu o modelo de moeda única, que é estudado para possivelmente ser implementado na América do Sul. A ideia poderia ser aproveitada também para os Brics.
O que disse Lula:
"Vocês sabem que eu sou invejoso da União Europeia", disse o presidente. Hoje, ele recebeu onze representantes de países da América do Sul e defendeu a retomada da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), além de propor a moeda unificada para eles.
Lula falou ficar "boquiaberto" que a Europa se recuperou de duas guerras mundiais e "60 milhões de mortos" e, ainda assim, fundou um "patrimônio democrático da humanidade", com Banco Central e Parlamento compartilhados.
"O consenso é algo complicado", afirmou. Para o presidente, em alguns momentos é necessário "ter maioria e minoria" para o funcionamento de uma instituição. A fala tem como pano de fundo a ressalva de alguns países sobre a união com a Venezuela.
"Não exigimos que pensem do mesmo jeito", reforçou. Mais cedo, Lula já havia pedido cooperação para os outros líderes e que não se dividissem por ideologias divergentes.
Quando tínhamos o ouro como paridade, os Estados Unidos não pediram para ninguém e fizeram com que o dólar passasse a ser a paridade. A União Europeia criou o euro, por que os Brics podem criar uma moeda? [...] A moeda faz parte da soberania de um país, a nossa junto com outros países é um bem, não vai fazer mal. Vamos ter uma casa de moeda que produz outra moeda e não ficamos refém de outra moeda que só os Estados Unidos têm a máquina".
Lula, sobre moeda única na América do Sul
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.