Topo

Esse conteúdo é antigo

Sakamoto: Lula recoloca Brasil na posição de liderança na América do Sul

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/05/2023 12h40

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto comentou no UOL News que o presidente Lula (PT) acerta em colocar o Brasil no lugar de "protagonismo natural" na América do Sul.

Segundo ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) optava pela "birra" com os países vizinhos da região.

Lula acerta [em unir a América do Sul]. Depois de tantos anos de um governo que era considerado pária internacional e que tinha praticamente uma birra com seus vizinhos por divergências ideológicas, Lula volta e joga o Brasil para o protagonismo natural da região. Brasil é o maior país e economicamente mais forte da região, com laços históricos de promover o diálogo".

Lula recoloca o Brasil nessa posição de liderança continental. Ao mesmo tempo, ele ganha força para negociação em outros lugares do mundo. Na hora que o Brasil é visto como uma liderança do continente sul-americano, a voz dele reverbera de uma forma diferente".

Dal Piva: Agenda com Maduro cria situação que atrapalha votações, dizem petistas

A colunista do UOL Juliana Dal Piva disse no programa que aliados de Lula avaliam negativamente a agenda com Nicolás Maduro, já que pode atrapalhar as votações de interesse do governo no Legislativo.

Desde ontem, no bastidor do Planalto e do Congresso, petistas estavam incomodados com essa agenda que o Lula fez ontem com Maduro, criando uma situação para atrapalhar a votação do Marco Temporal e na Medida Provisória que reestruturou os ministérios e o governo como um todo".

O governo tem votações importantes e o Lula fez a agenda com Maduro sem compartilhar muito com todo mundo o que seria feito".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: