Prefeito que empregou sogra e casou com adolescente é alvo de buscas do MP
O prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini (sem partido), que ganhou projeção nacional após nomear a sogra como secretária dias depois de se casar com uma adolescente, é um dos alvos de uma operação do Ministério Público deflagrada hoje (1º).
O que aconteceu:
O MP-PR informou que cumpriu dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça do Paraná, nas cidades de Araucária e Curitiba.
O órgão não entra em detalhes sobre a operação, já que o processo corre em segredo de Justiça, mas confirma que diz respeito à investigação sobre possíveis crimes contra a administração pública.
A Prefeitura de Araucária disse, por meio de nota, que agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) foram acompanhados por servidores municipais durante as buscas no prédio. "No 4º andar (Governo e Jurídico), por exemplo, nada foi retirado ou copiado pelos representantes do Gaeco", informou.
Apesar do MP-PR não detalhar a operação de hoje, no dia 25 de abril o órgão confirmou ao UOL que havia "procedimentos em andamento" sobre as acusações de nepotismo na prefeitura da cidade paranaense.
O caso:
O prefeito de Araucária, 65, nomeou a sogra como secretária municipal um dia após se casar com a filha dela, uma adolescente de 16 anos, conforme reportagem do UOL publicada em 24 de abril.
Hissam e a garota Kauane Rode Camargo apresentaram em 12 de abril os documentos exigidos por lei para se casarem. Marilene Rode, mãe da adolescente, foi nomeada no dia seguinte, 13 de abril, como secretária municipal de Cultura e Turismo da cidade paranaense.
No dia 25 de abril, o UOL noticiou que ao menos seis familiares e parentes do prefeito de Hissam Hussein Dehaini possuem cargos na administração da cidade.
No mesmo dia, foi divulgado que o prefeito decidiu deixar o partido Cidadania após a polêmica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.