'Estou aqui firme', diz ministra do Turismo, cotada para sair
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, disse estar "firme" apesar das pressões de seu partido, o União Brasil, para deixar o comando da pasta.
O que aconteceu?
"Essa questão de achismo é algo complicado, mas eu estou aqui firme. Eu estou como ministra, atuando para a gente fortalecer o turismo no Brasil", afirmou, na chegada para ser ouvida na Comissão do Turismo do Senado. Ontem, ela já havia participado de evento semelhante na Câmara.
Ontem, o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) foi a um jantar do União para negociar a mudança na pasta.
Sobre isso, Daniela desconversou. Disse apenas que o foco era falar de seu trabalho à frente da pasta e que continuaria apoiando o governo Lula (PT).
"Saída honrosa"
Na reunião de emergência em que decidiu mantê-la no cargo, Lula combinou que a ainda ministra fará um levantamento das suas ações à frente do Turismo antes de deixar o cargo. O quadro será apresentado na reunião ministerial amanhã (15).
Esta seria uma forma da ministra apresentar uma "saída honrosa" da pasta. A ideia é que o governo e a Secom (Secretaria de Comunicação Social) destaquem os avanços da pasta na gestão Daniela. Com isso, reforçariam que a troca se trata apenas de uma questão de ajuste político.
A decisão de substituí-la já foi tomada, conforme revelou o colunista do UOL Tales Faria — quem deve assumir a pasta é Sabino, endossado pelo centrão. O pedido pelo cargo de Daniela foi feito pelo próprio União Brasil, depois que Daniela anunciou a ida para o Republicanos.
O apoio do União
O partido não quis garantir apoio total no Congresso às pautas governistas. Entre os 59 deputados, há cerca de 20 já definidos como oposição. A decisão de manter o partido como independente à gestão petista dá a prerrogativa de haver dissidências das bancadas na Câmara e no Senado.
Anteontem, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), negaram que haja planos de reforma ministerial. Os dois desconversaram sobre mudanças em outros ministérios, mas não negaram que a saída da deputada pudesse ocorrer.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.