Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Deputado Celso Sabino, do União Brasil, será o novo ministro do Turismo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou a assessores que aceitou a indicação do deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) para o comando do Ministério do Turismo.
Sabino foi escolhido pela bancada do seu partido na Câmara para o lugar da atual ministra, Daniela Carneiro, que vinha ocupando o posto como um dos três representantes da sigla no primeiro escalão do governo.
Daniela é mulher do prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner Carneiro, o Waguinho, que deixou o União Brasil e se filiou ao Republicanos. A ministra havia declarado publicamente que também deixará o partido.
A mudança no ministério deve ser anunciada oficialmente, ainda nesta semana, depois que o presidente conversar com a ministra e seu marido. Lula tem dito que é "muito grato" pelo apoio dos dois na campanha eleitoral e que não deixará de recompensá-los.
Segundo o presidente, a permanência de Daniela se tornou difícil depois que, numa conversa reservada, o líder na Câmara, Elmar Nascimento (BA), responsabilizou a nomeação como um dos motivos pelos quais a maioria da bancada tem votado contra o governo.
O União Brasil já até indicou Celso Sabino como substituto. O deputado pelo Pará assumirá com o apoio, já manifestado do líder, do presidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE), e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
A expectativa do Planalto é que, com sua posse, o partido passe a votar em sua maioria com o governo.
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, já, inclusive, convidou Elmar Nascimento para jantarem juntos nesta terça-feira (13). O líder, no entanto, já avisou que embora a bancada deva aumentar a taxa de apoio ao governo, seria ingenuidade esperar unanimidade.
Boa parte dos deputados do partido fazem oposição ao PT em seus estados e teriam dificuldade em mudar de posição.
É o caso, por exemplo, de Elmar na Bahia, que se opôs fortemente ao governo petista de Rui Costa e mantém oposição ao atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT).
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também afirmou que a troca é "pertinente" e "válida" na medida em que Daniela Carneiro deixou o União Brasil.
Waguinho, por sua vez, manifestou irritação com a substituição de sua mulher. Ele tem dito que não pretende fazer oposição a Lula, mas criticou fortemente a opção pelo União Brasil.
Segundo Waguinho, tanto Elmar como Luciano Bivar agiram de maneira "covarde" com ele e sua mulher e assim poderão fazer com o governo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.