Topo

Esse conteúdo é antigo

Vereador joga esgoto no chão em protesto no RJ: 'É cocô, presidente'

Do UOL, em São Paulo

21/06/2023 13h40

O vereador Luciano Rio Lu (PDT) fez um protesto contra a falta de saneamento básico na região durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, na noite da última terça-feira (20).

O que aconteceu?

O vereador jogou um balde com água de esgoto no chão da casa legislativa. O parlamentar afirmou que foi procurado por moradores do bairro Santa Edwiges e se disse indignado com as condições de saneamento básico do local.

"Isso é uma covardia. Isso aqui não é brincadeira, não. É cocô, presidente", disse ao jogar o esgoto no Plenário. "Aqui nós estamos falando de um cocô que caiu na tribuna, agora imagina o cocô na frente da casa desse povo no dia a dia, presidente."

Luciano Rio Lu cobrou ações do prefeito Wladimir Garotinho (PSD) para resolver o problema. Segundo ele, o prefeito teria barrado uma obra para o tratamento de esgoto na região.

A fala do vereador recebeu gritos e manifestações de apoiadores e moradores da região, que estavam presentes na sessão.

O presidente da Câmara, Marquinho Bacellar (Solidariedade), advertiu o vereador logo após sua fala. "Houve um excesso do vereador Luciano Rio Lu. Realmente, aqui é a casa do povo, a casa da manifestação, isso tem que ser respeitado. Mas sujar o Plenário é algo que não é aceitável", disse.

Rio Lu pediu desculpas aos funcionários da limpeza da Câmara após o fim da sessão. "Isso é o que os moradores vivem diariamente, esgoto a céu aberto. Eu levei para lá, acabei me alterando e caiu no Plenário", disse em uma publicação em sua rede social.

O UOL tentou contato com o vereador Luciano Rio Lu, o prefeito Wladimir Garotinho e a Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes para esclarecimentos sobre o ocorrido, mas não obteve resposta. Caso obtenha, a matéria será atualizada.