Corbo: Bolsonaro constrange ministros ao esperar pedido de vista no TSE
O jurista e professor da FGV Direito Rio Wallace Corbo avaliou que Jair Bolsonaro "gera constrangimento" aos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao esperar por um pedido de vista no julgamento que pode torná-lo inelegível.
Na medida em que Bolsonaro começa a colocar na imprensa que espera um pedido de vista, isso gera um certo constrangimento para qualquer ministro pelo uso estratégico e político de algo que deveria servir simplesmente para entender melhor o processo. Wallace Corbo, jurista e professor da FGV Direito Rio
Em participação no UOL News, Corbo explicou que, mesmo havendo um pedido de vista, ele não teria efeito prático. A provável decisão dos ministros do TSE sobre a inelegibilidade de Bolsonaro dificilmente será mudada; ela apenas seria adiada, como avaliou o professor.
Um eventual pedido obstrutivo ganha um, dois, talvez três meses ao Bolsonaro, mas não tende a alterar substancialmente o placar. Não sabemos os eventos políticos que podem suceder ao longo de três meses, mas dependendo de quão avançado estiver o julgamento é muito difícil que o pedido de vista consiga alterar o resultado. Wallace Corbo, jurista e professor da FGV Direito Rio
Josias: Raul Araújo e Kassio Nunes terão que equilibrar bolsonarismo e o mínimo de compostura no TSE
Ao projetar o segundo dia do julgamento de Jair Bolsonaro no TSE, Josias de Souza chamou a atenção para a atuação de Raul Araújo e Kassio Nunes Marques. O colunista destacou que ambos correm o risco de passar vexame caso um deles faça um pedido de vista, que seria inócuo ao não evitar a inelegibilidade de Bolsonaro.
Os holofotes estão voltados para dois ministros: Raul Araújo e Kassio Nunes Marques. Eles vão ao plenário com o desafio de conciliar duas exigências conflitantes: ser bolsonaristas e manter o mínimo de compostura. Se um deles levar à bancada o pedido obstrutivo encomendado pelo Bolsonaro, praticará um agachamento diante das lentes da TV Justiça. Josias de Souza, colunista do UOL
Soraya: CPI perde tempo com 'peixes pequenos' e precisa de mais pulso firme
A senadora Soraya Thronicke (MS) cobrou mais rigidez da CPMI que investiga os atos golpistas para chegar logo aos "peixes grandes" por trás da invasão às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro. Ela ressaltou que as digitais de Jair Bolsonaro estão "em todos os lugares" na tentativa de golpe.
Os peixes grandes estão dentro do Exército e da cúpula do antigo governo. As digitais de Jair Bolsonaro neste golpe de estado são indubitáveis. Nós perdemos muito tempo; ainda está vindo peixe pequeno. Precisamos caminhar e buscar a verdade real. O peixe grande está com suas digitais em todos os lugares e se chama Jair Messias Bolsonaro. Soraya Thronicke, senadora (MS)
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.