Topo

Ministro Benedito Gonçalves tem histórico de decisões contra Bolsonaro

O ministro Benedito Gonçalves durante julgamento de uma das ações envolvendo Jair Bolsonaro - Alejandro Zambrana/Secom/TSE
O ministro Benedito Gonçalves durante julgamento de uma das ações envolvendo Jair Bolsonaro Imagem: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Do UOL

27/06/2023 06h22

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (27). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Um voto de 460 páginas.O ministro Benedito Gonçalves tem um histórico de decisões contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados seus. Em 2020, ele afastou o então governador Wilson Witzel por suspeita de corrupção, decisão referendada por 14 votos a 1. Delegado da Polícia Civil, juiz e desembargador, foi nomeado ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) pelo presidente Lula em 2008, o primeiro negro a integrar o tribunal. Está no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desde 2019. Veja o perfil completo.

Para o voto desta terça (27), retomando o julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível por oito anos, Benedito Gonçalves incluiu no processo a minuta de teor golpista encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. A defesa de Bolsonaro tenta reverter a inclusão do documento. Audiências com pessoas que deram depoimentos no processo vão ganhar destaque no voto. O UOL apurou que os demais ministros do TSE devem fazer votos mais curtos, de cerca de 30 minutos de duração. Depois do relator, vota Raul Araújo, ministro de voto misterioso, escreve Carolina Brígido.

Um olho na economia, outro na eleição. Entre os grandes parceiros comerciais do Brasil, a Argentina ocupa o terceiro lugar. Após o encontro na segunda (26) com o presidente Alberto Fernández, o presidente Lula destacou o bilionário intercâmbio comercial entre os dois países e o plano de uma moeda específica para a região. "São quase 100 ações que dão concretude ao nosso projeto conjunto de desenvolvimento", disse Lula.

Para o colunista Kennedy Alencar, o presidente brasileiro já mira as eleições argentinas, nas quais Fernández não vai concorrer. "Lula tem uma afinidade política e quer ajudar os peronistas a saírem vencedores em 2023", afirmou ao UOL News. A economia argentina sofre com a desvalorização da moeda local e a escassez de dólares, enquanto tenta renegociar empréstimo com o FMI.

Perdida entre as estrelas, a tal molécula da vida. Num sistema estelar ainda jovem, pela primeira vez, o telescópio James Webb detectou um tipo de molécula de carbono responsável pela formação de outras moléculas essenciais ao surgimento da vida.

A descoberta foi divulgada pela Nasa na segunda (26). Trata-se do cátion metila (CH3+), molécula cuja presença permite estudar o surgimento da vida na Terra e, quem sabe, um dia, a presença dessa substância em outras regiões do universo.

Gilberto Gil, 81 anos, em turnê pelo mundo. Para a segunda temporada do reality Viajando com os Gil, que estreia na sexta (30) no Prime Video da Amazon, a família do compositor Gilberto Gil e a equipe de filmagem percorreram cidades da Europa e da África em quatro ônibus. Foram 15 shows da turnê Nós, a Gente, ao longo de 36 dias.

Para Splash, indagado sobre o segredo de tanta disposição aos 81 anos, completados na segunda (26), Gilberto Gil citou os poderes da alimentação natural e da ginástica. "E também a parte espiritual toda, através do exercício das linguagens, sendo que a música tem sido a principal delas", lembrou. No grupo em movimento e nos palcos estão a mulher, Flora, os sete filhos de Gil, os 12 netos e uma bisneta. A direção é de Andrucha Waddington. "De perto, nenhuma família é normal", diz o cineasta. Veja o trailer aqui. A colunista Maria Ribeiro escreve sobre o aniversário de Gil e confessa ficar na dúvida entre dizer parabéns, obrigada ou eu te amo.

Investigação sobre Arthur Lira chega ao STF. Não faz muito tempo o presidente da Câmara, Arthur Lira, fez duras críticas aos ministros das Relações Institucionais e da Casa Civil do governo Lula, e ainda perguntou ao presidente da República se ele poderia trocar de lugar o ministro da Fazenda. Lira estava insatisfeito com a cúpula petista do governo, basicamente.

As coisas mudaram um pouco. Na Polícia Federal, a Operação Hefesto, que investiga fraude em licitação e desvio milionário na compra de kits de robótica, descobriu vários pagamentos para "Arthur" em abril e maio deste ano. "O nome Arthur, que os investigadores suspeitam referir-se ao deputado Arthur Lira, aparece onze vezes e vem acompanhado dos maiores valores", escreve Breno Pires na revista Piauí. Após a descoberta, a PF enviou a investigação para o STF. O caso dos kits de robótica foi revelado pela Folha de S.Paulo. Veja aqui, em cinco pontos, o que dizem as anotações e as defesas dos envolvidos, e também os rumos da investigação.

Bia Haddad joga hoje, e Pia convoca a seleção. A tenista Bia Haddad joga nesta terça (27), pela manhã, nas competições do WTA 500 de Eastbourne, no Reino Unido. Bia, que chegou às semifinais em Roland Garros, na França, estreia contra a tcheca Marie Bouzkova. A chave do torneio foi definida no sábado (24) e passou por alterações, após a desistência da tenista cazaque Elena Rybakina. A competição no Reino Unido, no Devonshire Park Tennis, segue até o próximo sábado (1º). Leia mais em Tenis Brasil.

Nesta tarde, a técnica Pia Sundhage convoca a seleção brasileira de futebol que irá disputar a Copa do Mundo feminina. O torneio começa em 20 de julho. Veja onde assistir à convocação, a partir das 16h.