Topo

Josias: Raul Araújo incorporou 100% dos argumentos da defesa de Bolsonaro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/06/2023 11h31

O colunista do UOL Josias de Souza afirmou em sua participação no UOL News que o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Raul Araújo incorporou 100% dos argumentos da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a inelegibilidade. Após o voto do ministro, o julgamento ficou em 1 a 1.

A sorte do ministro Raul Araújo é que ele está do mesmo lado da defesa bolsonarista, do contrário o advogado de Bolsonaro, Tarcísio Vieira de Carvalho, poderia processar o ministro por plágio. O Raul Araújo incorporou ao seu voto 100% dos argumentos do defensor de Bolsonaro."

Josias ainda enumerou alguns pontos do voto do ministro que estão de acordo com a defesa do ex-presidente.

Ele questionou a inclusão no processo da minuta do golpe, apreendida na casa do ministro Anderson Torres, algo que ele próprio havia aprovado em fevereiro. Minimizou a reunião do Bolsonaro com embaixadores sob o argumento de que essa reunião de 18 de julho não interferiu no resultado da eleição presidencial. Ele trata como liberdade de expressão as mentiras contadas por Bolsonaro sob o sistema eleitoral, as insinuações infundadas de que o TSE tramava fraudar os resultados das urnas em 2022."

E ele repetiu que eventuais transgressões são passíveis de multa, que já foi aplicada no caso da reunião com os embaixadores pelo TSE."

Raul Araújo faz voto forçado e absolutamente equivocado para absolver Bolsonaro, diz Maierovitch

O colunista do UOL Wálter Maierovitch avaliou como equivocado o voto do ministro Raul Araújo.

Eu lembrei imediatamente da mitologia grega, do Procusto. O Procusto pegava a vítima e colocava numa cama. Se a vitima fosse maior que a cama, ele cortava os membros. Agora, se a vitima fosse menor que a cama, ele esticava para que coubesse. O que fez o ministro Raul? Exatamente isso.

Ele adequou tudo, fugindo da real situação para julgar improcedente. Um voto forçado, forçou a mão. Um voto absolutamente equivocado.

***

Veja a íntegra do programa e acompanhe ao vivo o julgamento de Bolsonaro no TSE: