Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula confirma ida à Cúpula Celac-UE após conversa com premiê da Espanha

Lula em discurso ao lado de Pedro Sánchez - Ricardo Stuckert
Lula em discurso ao lado de Pedro Sánchez Imagem: Ricardo Stuckert

Colaboração para o UOL, em Salvador

05/07/2023 16h22Atualizada em 05/07/2023 17h02

O presidente Lula (PT) confirmou hoje (5) que irá à cúpula entre a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e a União Europeia após conversa por telefone com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.

O que aconteceu:

A principal pauta da conversa foi o acordo entre União Europeia e Mercosul. Sánchez assumiu a presidência do Conselho da União Europeia. Porém, o governo não divulgou o teor da discussão sobre o acordo.

O premiê espanhol reiterou o convite a Lula para participar da sessão de abertura da cúpula, neste mês, em Bruxelas. O evento não é realizado desde 2015. O presidente Lula aceitou o convite.

Segundo o Planalto, Sánchez falou ainda sobre o Fórum Empresarial, previsto para o dia 17, e convidou o presidente Lula para realizar a abertura do evento ao lado dele e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. No Fórum, deverão ser anunciados novos investimentos europeus na América Latina.

Acordo entre Mercosul e UE:

Ontem, o presidente brasileiro cobrou uma resolução sobre acordo. "Precisamos concluir o acordo UE-Mercosul, não há mais explicações para tantos anos de espera. Amanhã vou falar com Pedro Sánchez. Temos, no Brasil, material que precisamos enviar para todos os presidentes do Mercosul para definir o texto que queremos apresentar".

Durante uma transmissão ao vivo, Lula voltou a criticar as condições da União Europeia para o acordo com o Mercosul e citou outros tratados globais envolvendo o meio ambiente que não tiveram os objetivos alcançados.

O presidente Lula assumiu a presidência do Mercosul ontem. Na ocasião, falou sobre uma moeda comum entre os países do grupo e citou parceria com outras nações.