O colunista do UOL Chico Alves avaliou a questão da Venezuela como um dos maiores desafios de Lula ao assumir a presidência do Mercosul e apontou erros e acertos do petista ao defender a inclusão do país vizinho ao bloco econômico.
É difícil Lula conseguir esse intento. Todos repetem para ele que a Venezuela não é uma democracia e, por isso, não pode fazer parte do Mercosul. Lula sabe e tem que admitir isso. Ele faz mal ao dizer que não sabia pormenores da situação da María Corina Machado. Um chefe de Estado que está no Mercosul e trata de Venezuela o tempo todo deveria saber isso na ponta da língua. Chico Alves, colunista do UOL
No UOL News, Chico criticou o desconhecimento de Lula sobre detalhes da disputa presidencial na Venezuela - Machado, pré-candidata oposicionista favorita ao pleito, foi considerada inelegível. O colunista, porém, elogiou a intenção do petista de não isolar o país vizinho, importante parceiro comercial.
Para resolver a questão da falta de democracia na Venezuela, não adianta tentar isolar o país. Lula sugere que não se isole a Venezuela em prol do povo. Tem que se dar alguma chance para ver se, em uma mesa de negociações, Nicolás Maduro tenha um lampejo de sensatez. Nisso, o Lula acerta. Chico Alves, colunista do UOL
Josias: Lula mostra que não deixou palanque ao chamar Bolsonaro de 'titica'
Josias de Souza criticou a postura de Lula, que chamou Jair Bolsonaro de 'titica' em discurso. O colunista aconselhou Lula a deixar Bolsonaro de lado em seus discursos e se concentrar em "fazer o melhor mandato da vida dele", como o presidente já afirmou. O colunista ainda destacou que o petista precisa fazer algo para realmente mudar o cenário político e a ideia de que a desonestidade impera neste meio.
Lula discursou para uma plateia bastante conveniente e chamou Bolsonaro de 'titica'. É muito compreensível que o Lula tenha dificuldade para descer do palanque. O que não se entende é que Lula continue levando Bolsonaro aos lábios mesmo após o TSE ter banido seu antagonista. Em campanha, esse tipo de discurso funciona. No trono de presidente, soa muito esquisito. Josias de Souza, colunista do UOL
Vice-líder do governo: Impostos não vão aumentar com reforma; é fake news
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara, negou que a reforma tributária acarretará um aumento de impostos. O deputado federal mostrou-se otimista quanto à votação ainda nesta semana da reforma tributária na Câmara. Lopes afirmou que houve um entendimento com governadores do Sul e Sudeste.
Vamos diminuir o custo para os produtos de 8% a 20%. Se a cadeia for curta, 8% será retido de cumulatividade tributária. Se a cadeia for longa, até 20%. É fake news dizer que vai haver aumento de imposto. Já construímos as principais convergências e, pela primeira vez em 40 anos, houve um grande alinhamento político a favor da retomada da competitividade brasileira. Reginaldo Lopes, deputado federal (PT-MG)
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.