Conteúdo publicado há 9 meses

Sabino é nomeado ministro do Turismo; Daniela é exonerada 'a pedido'

Celso Sabino foi nomeado hoje como o novo ministro do Turismo. A entrada dele foi confirmada no Diário Oficial da União.

O que aconteceu:

A publicação confirma também a exoneração "a pedido" de Daniela Carneiro do cargo. A troca foi anunciada ontem, após pressão do União Brasil, até então partido de Daniela e atual sigla de Sabino.

Após o anúncio de seu nome, Sabino, antigo crítico de Lula, divulgou um vídeo no qual agradece ao presidente pela confiança e à bancada do União Brasil na Câmara: "Assumo com responsabilidade, muita disposição e vontade".

Além das questões partidárias, o nome de Daniela sofria desgaste desde o início do governo, em janeiro. Na época, se tornou pública a participação da família do miliciano Juracy Alves Prudêncio, o Jura, em campanhas dela e na gestão de seu marido, o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, o Waguinho.

Ontem, Lula falou que a saída de Daniela era simplesmente uma pendência com o partido, dizendo que ela não deveria ter deixado o União Brasil: "Conversei com a Daniela e está tudo bem", afirmou ao Jornal da Record.

Ao reforçar o acordo com o União, o governo deseja conseguir mais apoio no Congresso, mas também abre espaço para questionamentos sobre a representação feminina em sua gestão. Na entrevista de ontem, Lula disse que a saída de outras ministras é apenas "especulação", em relação às informações de bastidores sobre novas trocas na Esplanada, como a saída de Ana Moser (Esporte) e Esther Dweck (Inovação e Gestão).

Deixe seu comentário

Só para assinantes