Conteúdo publicado há 11 meses

Analista político: Lula sinaliza boa vontade para aproximar Mercosul e UE

O escritor, especialista em Relações Internacionais e analista político Uriã Fancelli afirmou durante entrevista ao UOL News desta terça-feira (18) que o presidente Lula (PT) sinaliza boa vontade para aproximar o Mercosul da União Europeia. Mais cedo, um comunicado em conjunto de Brasil, França, Colômbia, Argentina e UE defendeu retirar sanções se a Venezuela tiver eleições livres em 2024.

Não sei até que ponto o Brasil de fato muda de posição. O presidente Lula sempre teve essa proximidade grande com a Venezuela, mas acredito que esse posicionamento dele agora foi importante.

O cientista político afirmou que a cúpula entre a UE e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) tem três temas principais: a guerra na Ucrânia, mudanças climáticas e a Venezuela.

Acredito que essa iniciativa brasileira de tentar resolver isso de propor, de mudar a própria postura, tem o objetivo de diminuir as diferenças. É um sinal de boa vontade para que pelo menos avancem as negociações do acordo entre Mercosul e UE e mostra muito disposição do lado brasileiro.

Haddad já terá grande vitória se avançar para diminuir injustiças em imposto sobre renda, diz Chico

O colunista do UOL Chico Alves comentou durante sua participação no UOL News sobre a possibilidade de um avanço no imposto sobre a renda. De acordo com o colunista, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já teria uma grande vitória se conseguisse um mínimo avanço e diminuísse algumas injustiças.

Imposto sobre a renda é um grande tabu no Brasil. Lucros e dividendos não serem taxados, não dá nem para descrever, difícil achar um adjetivo para isso. A reação de quem ganha lucros e dividendos a essa possível taxa não vai ser pequena, vai ser enorme. A gente vai ter momentos muito tensos para Haddad.

"Acho que se a gente avançar um pouco no imposto sobre a renda já vai ser uma grande vitória. O Congresso atual não é exatamente progressista, nem no costume, nem na economia. Progressista, digo no sentido fazer justiça social. O pobre e a classe média pagarem mais imposto que os mais ricos do Brasil é uma coisa que não faz o mínimo sentido", finalizou.

Continua após a publicidade

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes