Deputado do PT pede convocação de Delgatti à CPI do 8/1: 'Prioridade'

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara, afirmou em entrevista ao UOL News que vai solicitar a presença de Walter Delgatti Neto à CPMI dos atos de 8 de janeiro. Segundo o parlamentar, o PT fez um requerimento e definiu o tema como prioridade.

Tivemos uma reunião agora, estavam presentes diversos deputados e senadores. Amanha é votação do requerimento. Revolvemos apresentar amanhã como um extra-pauta a convocação do Delgatti. É importante ele vir a CPMI porque a gente tem demonstrado que as tentativas de golpe de estado foram várias nesse processo durante o governo Bolsonaro.

Segundo o Rogério Correia, as reuniões citadas por Delgatti de encaixam nas afirmações do ex-presidente de que era possível invadir as urnas eletrônicas.

Vamos ter que comprovar, mas é obvio que se o Bolsonaro disse a ele se era possível invadir, é porque ele queria fazer a invasão. Aliás, Bolsonaro repetiu isso dezenas de vezes e foi depois dessa data que Delgatti disse ter encontrado com Bolsonaro, que as urnas eram possíveis de serem fraudadas, invadidas e hackeados. Bolsonaro repetiu isso inúmeras vezes.

"É o que o Delgatti está dizendo, que ele especulou. Resta saber se ele tentou fazer esse hackeamento e como se deu esse processo, como terminou essa conversa com o ex-presidente Jair Bolsonaro", completou.

Carla Zambelli não tem sobrevida na Câmara e deve ser cassada, diz deputado do PT

O deputado federal Rogério Correia também comentou a respeito de Carla Zambelli. Segundo ele, a deputada não tem sobrevida na Câmara e deve ser cassada.

Acho que a Carla Zambelli não tem mais condições de permanecer no cargo, não tem apoio político e vai ser cassada. Nós vamos sim representar, inclusive o PT através da presidenta Gleisi Hoffmann já esta cuidando disso. É bom que apresente o partido mais um requerimento porque ele vai direto para comissão de ética, então vai se juntar aos outros processos.

Continua após a publicidade

Segundo o parlamentar, nem mesmo os deputados bolsonaristas estão mais apoiando Zambelli.

Nem os bolsonaristas mais querem socorrê-la. Alguns culpam ela da derrota do Bolsonaro, com aquela cena onde ela saiu atrás de um eleitor negro nas ruas de São Paulo armada. Eles próprios fazem avaliações mais críticas dela.

Zambelli se tornou uma figura tóxica para o bolsonarismo, diz Carla Araújo

A colunista do UOL Carla Araújo também comentou sobre a situação de Carla Zambelli após a deputada ser alvo de uma operação da Polícia Federal. Carla Araújo também citou o caso da perseguição em São Paulo como um ponto que joga contra a deputada.

Há um tempo esse bolsonarismo tem tentado afastar um pouco a Carla Zambelli. Desde episódio na véspera da eleição em que ela armada perseguiu um jornalista na região dos Jardins, em São Paulo, muito se fala o quão tóxica ela realmente se tornou.

Continua após a publicidade

Carla afirmou que a operação na manhã de hoje piora ainda mais a situação de Zambelli.

Agora, nessa manhã, o primeiro impacto político que começa a circular aqui, evidentemente a gente tem que esperar o desenrolar de tudo isso, mas começa, digamos assim para usar um jargão do mercado financeiro, começa a se precificar uma eventual cassação da deputada por conta dessa busca e apreensão, dessa prisão e dessa revelações que estão sendo feitas.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes