Com mais nomes no STF desde Vargas, Lula diz estar feliz com posse de Zanin

O presidente Lula (PT) foi a primeira autoridade a cumprimentar Cristiano Zanin, 47, após sua posse hoje no STF e disse "estar feliz".

O que aconteceu

Com a posse de Zanin, Lula se tornou o presidente brasileiro desde Getúlio Vargas com mais nomeados ao tribunal, ao lado de João Figueiredo, último mandatário da ditadura.

Somando seus três mandatos, Lula já indicou nove nomes ao Supremo. São eles os atuais ministros Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Zanin e os ex-integrantes da Corte Eros Grau, Ayres Britto, Ricardo Lewandowski, Cezar Peluso, Joaquim Barbosa e Menezes Direito (morto em 2009). Vargas indicou 21 ministros, e dois presidentes da República Velha (Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto) escolheram 15 nomes cada um.

Lula terá mais uma indicação ao STF ainda neste ano, após a aposentadoria de Rosa Weber, em setembro. Zanin entrou no lugar do ministro Ricardo Lewandowski.

Zanin foi empossado na tarde de hoje em cerimônia rápida no Supremo. Como prevê o protocolo, não houve discurso —a única a falar foi a ministra Rosa Weber, presidente da Corte, que disse que Zanin "enriquecerá" o colegiado do STF.

Ex-advogado de Lula na Lava Jato, Zanin foi a primeira indicação do petista neste terceiro mandato. Por parte da esquerda, havia pressão para que o presidente indicasse uma mulher ou uma pessoa negra, mas, segundo aliados, a decisão por Zanin estava tomada desde a eleição do petista.

Lula cumprimenta Zanin ao lado da esposa do novo ministro do STF, a advogada Valeska
Lula cumprimenta Zanin ao lado da esposa do novo ministro do STF, a advogada Valeska Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.