Tales: Zanin continua um mistério para as próximas decisões no STF
O colunista do UOL Tales Faria falou durante participação no UOL News desta quinta-feira (31) a respeito do voto do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Cristiano Zanin contra o marco temporal. Para o colunista, segue a dúvida de como Zanin irá se comportar nos próximos julgamentos.
O voto do Zanin surpreendeu tanto a esquerda quanto a direita. Todo mundo vinha querendo saber se o Zanin, antes de tomar posse, se ele era conservador ou progressista. Os votos que ele teve têm sido com uma marca conservadora. Esperava-se que agora ele tivesse um voto conservador, ele não teve, ele veio com uma pegada progressista.
Então, o Zanin continua sendo um mistério para as próximas decisões do Supremo, vai continuar sendo aquele ministro que não se sabe exatamente como vai votar. Só com o tempo, conhecendo ele direito, é que nós todos vamos saber.
Brígido: Zanin mostra alinhamento com premissas importantes do governo Lula
A colunista do UOL Carolina Brígido também comentou o voto de Zanin no julgamento do marco temporal. Para ela, a posição do ministro mostra que ele está sim alinhado com premissas do governo Lula.
Cristiano Zanin está nesse grupo de ministros que votou nesse sentido, ou seja, mais favorável à causa indígena. Se a gente olhar nessa breve história de Zanin no STF, ele ainda não completou um mês de corte e já desagradou um bocado de alas da militância de esquerda e também movimentos sociais que ajudaram a eleger o presidente Lula.
Se a gente olhar o julgamento do STF em que o racismo e homofobia ficaram equiparados, aquele julgamento já tinha sido consolidado, tinha sido só um recurso, ou seja, essa causa estava consolidada independente[mente] do voto favorável ou contrário de Cristiano Zanin.
A causa indígena é diferente. Se a gente lembrar, na campanha Lula fez muito discurso dizendo que iria ampliar as demarcações das terras indígenas, inclusive fez um ministério de Povos Indígenas logo no início de governo. Então, nesse aspecto, Zanin está mostrando que está alinhado com premissas importantes do governo Lula.
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.