Conteúdo publicado há 8 meses

Rosangela Moro recebe reembolso da Câmara por curso de 'expressão verbal'

A deputada federal Rosangela Moro (União-SP) recebeu um reembolso de cerca de R$ 2,1 mil da Câmara dos Deputados por um curso de "comunicação e expressão verbal" realizado no Paraná.

O que aconteceu:

A nota fiscal apresentada à Câmara para reembolso descreve o treinamento como "curso de oratória voltado para as atividades de parlamentar". Contudo, o conteúdo das aulas não menciona temas específicos do trabalho legislativo de Rosangela Moro, e sim temas gerais de comunicação interpessoal.

A deputada realizou o "Curso de Oratória Master", com início em 29 de abril e término em 22 de julho deste ano, diz a declaração de participação no treinamento. Ao todo, foram 36 horas de aulas, divididas em encontros de três horas durante 12 semanas.

Rosangela Moro acompanhou as aulas para "desenvolver suas habilidades de comunicação e expressão verbal, proporcionando técnicas avançadas de oratória, persuasão e eloquência", diz o documento assinado por Paula Cristina Fischer da Silva, coordenadora geral da Escola de Oratória Vox2you Curitiba.

Declaração de participação de Rosangela Moro cita alguns conteúdos das aulas, como "contato visual", "leitura em público" e "argumentação convincente"
Declaração de participação de Rosangela Moro cita alguns conteúdos das aulas, como "contato visual", "leitura em público" e "argumentação convincente" Imagem: Reprodução/Câmara dos Deputados

Ao final do curso, a aluna será capaz de adquirir e aprimorar competências e técnicas valiosas para a melhoria da sua capacidade de comunicação e expressão em público. O conhecimento adquirido contribuirá significativamente para o seu desemprenho profissional e pessoal.
Paula Cristina Fischer da Silva, coordenadora geral da Vox2you Curitiba

Tanto o endereço da prestadora do serviço quanto da deputada, constantes na nota fiscal, são de Curitiba. O documento foi emitido pela empresa Vision Cursos e Palestras Ltda em 4 de julho deste ano e está disponível para consulta pública no site da Câmara dos Deputados.

Repercussão nas redes

Usuários questionaram o uso de recursos públicos e o local de execução do curso, em publicações no X, antigo Twitter. Embora Rosangela Moro tenha nascido na capital paranaense, a parlamentar foi eleita por São Paulo.

Continua após a publicidade

A assessoria da deputada informou ao UOL que "cursos realizados durante o mandato, independentemente da localização onde são ministrados, têm reembolso previsto pela cota para o Exercício da Atividade Parlamentar - conforme o Ato da Mesa nº 43", que foi enviado à reportagem junto ao posicionamento.

Deixe seu comentário

Só para assinantes