Esse conteúdo é antigo

Lula ensina o que é jaca a estudantes em vídeo e deseja boa sorte no Enem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou um vídeo desejando boa sorte aos estudantes que farão a prova do Enem amanhã (5). Lula aparece no Palácio do Alvorada, em Brasília (DF), colhendo uma jaca.

O que Lula disse

Mais de 3,9 milhões de pessoas inscritas para o Enem 2023 podem participar do primeiro dia de prova amanhã. Esta é a primeira aplicação do exame no terceiro mandato de Lula.

No vídeo, gravado nesta manhã e divulgado por membros do governo federal no X, antigo Twitter, Lula pede que os estudantes tenham calma e procurem não se estressar. "Não brigue com o pai, não brigue com o irmão, a irmã. Hoje é dia de muita tranquilidade", aconselhou o presidente.

Hoje é dia de você estudar o que falta estudar, porque amanhã você tem que chegar no horário para fazer o Enem. Depois do Enem, você vai perceber como sua vida vai começar a mudar. Eu desejo para todos vocês toda a sorte do mundo"
Lula, aos estudantes que farão o Enem

Lula e a jaca

O vídeo começa de forma curiosa: sem dar explicação, o presidente oferece uma jaca para quem está filmando. Em recuperação de uma cirurgia, o chefe do Executivo fez a caminhada matinal com a primeira-dama, Janja da Silva, pelos jardins do Alvorada.

Isso aqui é uma jaca, uma jaca do Palácio da Alvorada. Essa daqui me parece que é jaca dura. Eu vou pegar e vou cortar para ver se está boa. Se cair no exame de vocês 'jaca', olhem bem.
Lula, aos estudantes

Enem com mais estudantes

Depois de três anos de queda no número de inscritos, houve aumento de cerca de 15% em 2023. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o Enem passou por tentativas de interferência, turbulências e registrou o menor número de inscritos em 17 anos — 3,4 milhões em 2022.

Continua após a publicidade

O exame é a principal porta de entrada ao ensino superior no país. Com o resultado do Enem, os candidatos podem se inscrever no Prouni, programa de bolsas em universidades particulares, no Fies, mecanismo de financiamento, ou no Sisu, que oferta vagas nas instituições federais.

As mudanças do Enem com o novo ensino médio, previstas para a edição do próximo ano, foram adiadas pelo governo Lula. No primeiro semestre, uma consulta pública foi aberta para discutir o atual formato — após as contribuições e reuniões com especialistas e representantes da área, um projeto de lei com as novas alterações foi entregue ao Congresso.

Deixe seu comentário

Só para assinantes