Kotscho: Casos PC Siqueira e Choquei mostram urgência da PL das Fake News
É "pedagógico" o Congresso Nacional votar a PL das Fake News após os casos envolvendo PC Siqueira e Choquei, avaliou o comentarista do UOL News Ricardo Kotscho no programa desta quinta-feira (28).
O apresentador e youtuber PC Siqueira morreu na tarde de quarta-feira (27) aos 37 anos, em São Paulo. Ele se suicidou, segundo a polícia. O corpo foi encontrado em seu apartamento.
Já no caso da Choquei, perfil que compartilha notícias sobre famosos nas redes sociais, a página admitiu ter replicado um conteúdo falso sobre suposto affair entre Jessica Canedo, 22, e Whindersson Nunes. A jovem morreu no dia 23 de dezembro.
Neste momento, é pedagógico que o Congresso, de uma vez por todas, escute e vote a PL das Fake News, que está lá há anos e não andou quase nada, a mesma coisa no Supremo. Não existe uma medida concreta de combate a isso. É pedagógico punir os responsáveis que estão fazendo isso hoje. Vamos esperar mais quantos casos acontecerem para tomar alguma providência?
É urgente que as autoridades e os políticos tomem medidas contra isso. Tem que mostrar que isso é crime e os criminosos têm que ser punidos com muita força para essas coisas não continuarem acontecendo.
Não dá mais para a gente ficar discutindo, debatendo e tal. Está tudo muito claro: se você comete um crime, você tem que ser punido e preso, para que não se repita isso na sociedade. Tem que dar o exemplo.
Não pode continuar assim. É o segundo caso essa semana e não vi nenhum político se manifestar sobre isso, nenhum parlamentar ou autoridade se manifestou. Cadê a PL das Fake News? Com quem está? É como se o problema tivesse resolvido.
Procure ajuda
Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.
O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.