Conteúdo publicado há 4 meses

Josias: Lula usou habilidade política para deixar Tarcísio em pânico

O presidente Lula (PT) agiu com muita habilidade na articulação da construção do túnel Santos-Guarujá em parceria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou o colunista Josias de Souza no UOL News da manhã desta sexta-feira (2). Hoje, os dois participaram juntos de evento para anunciar a obra.

O acerto do Lula com o bolsonarista Tarcísio de Freitas para a construção de um túnel ansiado há, pelo menos, 96 anos, é tratado pelo presidente e pelo governador como um fato histórico. Se a construção de um túnel de R$ 6 bilhões é tratado como algo histórico, como vamos classificar um eventual retorno do Brasil a um passado menos insano em que o amor e a fraternidade prevaleciam sobre o ódio e ideologias?

Não é a primeira vez que Lula e Tarcísio deixam de lado as divergências políticas em benefício do interesse público, já fizeram isso na época que houve a catástrofe no litoral norte de São Paulo. Essa junção de ambos facilitou o socorro às vítimas naquele momento.

Neste episódio [anúncio do túnel], ele [Lula] foi habilíssimo. Ele, primeiro, criou dificuldades, instilou a percepção de que faria a obra sozinho e deixou Tarcísio em pânico. Ele disse: 'Vamos construir essa obra sozinho, porque Tarcísio é a favor da privatização do porto de Santos'".

Tarcísio teve que procurar o Palácio do Planalto, ligou para Rui Costa e foi até o Planalto. Ele foi compelido a viajar até Brasília para expor seu interesse na obra, se comprometeu a colocar dinheiro na obra e Lula arrastou Tarcísio para uma foto [...] Depois de criar dificuldade, ele [Lula] criou essa cena que enaltece a ambos.

Túnel Santos-Guarujá

A construção de uma ligação entre os dois municípios é uma promessa antiga. Em 2010, o então governador José Serra (PSDB) chegou a inaugurar uma maquete, que nunca saiu do papel.

O atual projeto será bancado pela União, pelo estado e pela iniciativa privada, via concessão. A obra está orçada em R$ 6 bilhões, sem previsão de início.

O túnel prometido terá 860 metros. Até hoje, o trajeto é feito por meio de balsa, um meio de transporte mais caro, demorado e que impacta o fluxo do porto.

Continua após a publicidade

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes