Conteúdo publicado há 3 meses

Lula lamenta morte de Sebastián Piñera: 'Sempre tivemos um bom diálogo'

O presidente Lula (PT) lamentou a morte do ex-presidente do Chile Sebastián Piñera.

O que aconteceu

Lula escreveu que sempre teve um bom diálogo com o ex-presidente. Sebastián Piñera morreu hoje em um acidente de helicóptero. A informação foi confirmada pela família dele.

O presidente declarou ainda que trabalhou ao lado de Piñera para fortalecer a relação de Brasil e Chile. "Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos", publicou Lula no X (antigo Twitter). Pìñera presidiu o Chile por duas vezes, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022.

O governo brasileiro também lamentou a morte do ex-presidente. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que recebeu com profunda consternação a notícia do falecimento de Sebastián Piñera. "Em seus dois mandatos, foi um amigo do Brasil e trabalhou de modo contínuo pela intensificação das relações bilaterais. O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Piñera e ao governo e povo chileno os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pela irreparável perda".

Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda.
Luiz Inácio Lula da Silva

Sebastián Piñera morre em acidente de helicóptero

10.nov.2021 - O presidente do Chile Sebastián Piñera
10.nov.2021 - O presidente do Chile Sebastián Piñera Imagem: Martin Bernetti/AFP

Aeronave caiu por más condições climáticas, com chuva e ventos fortes. A queda do helicóptero ocorreu em um rio em Lago Ranco logo nos primeiros minutos de voo.

Continua após a publicidade

Helicóptero era particular e estaria sendo pilotado por Piñera no momento da queda. Além do ex-presidente chileno, também estariam a bordo mais três pessoas, entre elas uma irmã dele. Segundo o jornal La Tercera, os três passageiros foram encontrados por socorristas e a aeronave ficou a 40 metros de profundidade.

A agência nacional de desastres do Chile confirmou que ocorreu um acidente de helicóptero em Lago Ranco. O órgão não cita o nome das pessoas que estavam no local, mas diz que uma pessoa morreu e três ficaram feridas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes