Conteúdo publicado há 2 meses
OpiniãoPolítica

Maierovitch: Pela ética, Moraes deveria se afastar de caso Bolsonaro

Do ponto de vista ético e psicológico, Alexandre de Moraes deveria se afastar da investigação de Jair Bolsonaro, afirmou o jurista e colunista Wálter Maierovitch no UOL News desta quinta (15).

Estamos diante de uma questão ética. Desde a Idade Média, sabe-se que aquele que apura não pode atuar em futuro processo em que irá julgar.

Moraes está atuando e se coloca ética e psicologicamente impedido de atuar. Ele deveria se afastar porque está mencionado. Se o golpe desse certo, estaria submetido à prisão e até a uma sanção de morte. Não é possível que alguém não se afaste de uma investigação tendo em vista estas circunstâncias. Wálter Maierovitch, colunista do UOL

Maierovitch frisou que, embora se questione a permanência de Moraes no caso Bolsonaro, o afastamento dele seria impróprio pela fase em que se encontram os inquéritos policiais.

É importante se colocar que uma coisa é o que está sendo apurado. Outra são os crimes que aparecem. Nesse mosaico amplo, no qual se atacou o Estado Democrático de Direito e se tentou o golpe de Estado, há tantos outros crimes e pessoas que, de alguma forma, passam a ser elementos desse inquérito.

Moraes é um deles, por exemplo, assim como Gilmar Mendes, outro ameaçado de morte. Perante o cidadão, a Justiça tem que estar em uma postura de imparcialidade. Quem não vê que Moraes foi mencionado e está carimbado nesse processo? Ele sofreu uma infâmia enorme e foi ameaçado de prisão e morte. Isso é muito pesado. O próprio Moraes deveria se afastar.

Agora, nesta fase de inquérito policial, não há possibilidade de se arguir suspeição ou impedimento, que são matéria processual. Wálter Maierovitch, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Continua após a publicidade

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes