Conteúdo publicado há 29 dias

Lula fica fora de foto de Castro com Macron, mas mão do presidente aparece

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), publicou uma foto nas redes sociais com o presidente da França, Emmanuel Macron, sem Lula (PT) ao lado. No entanto, a mão do presidente aparece na imagem.

O que aconteceu

Imagem foi tirada ontem, durante cerimônia do governo federal de lançamento de um submarino no estaleiro de Itaguaí (RJ).

Castro publicou foto apertando a mão de Macron nas redes sociais. "Sua visita fortalece ainda mais os laços entre o Brasil e a França, consolidando uma parceria econômica de grande importância para nós. A viagem intensifica nossa cooperação e estreita os acordos comerciais entre os países", escreveu ele na legenda.

Governador selecionou registro em que Lula está atrás do presidente francês, quase fora do enquadramento, mas a mão esquerda do petista está no centro da imagem. Castro é do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ele e Bolsonaro dividiram palanque em 16 de março. Na ocasião, ambos lançavam o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) como candidato a prefeitura do Rio de Janeiro. O nome do parlamentar foi escolhido pelo ex-presidente e o governador assumiu a articulação da pré-campanha.

A assessoria de Castro informou que as imagens postadas não tiveram o propósito de excluir o presidente Lula. Segundo o governo, as fotos postadas no perfil de Castro também não passaram por cortes ou filtros (leia no final do texto a nota completa da assessoria).

Detalhe não passou despercebido nas redes sociais. "Esqueceu de contar quem o convidou para o evento, cortando um certo alguém da imagem. Curioso, não? Mas a foto não mente: tem uma mãozinha inconfundível ali no meio", escreveu um usuário do X (ex-Twitter).

Nota da assessoria de Cláudio Castro

Continua após a publicidade

A equipe do governador Cláudio Castro esclarece que de forma alguma manipulou ou editou a imagem publicada na qual é cumprimentado pelo o presidente francês Emmanuel Macron. Também não houve propósito em "cortar" o presidente Lula da imagem, que não foi feita pela equipe oficial do Governo do Rio, mas registra o instante de um ângulo em que o presidente não está no enquadramento. A equipe do governador lamenta a tentativa de transformar a publicação em suas redes sociais em um instrumento de discórdia e desrespeito às autoridades presentes no evento.

Deixe seu comentário

Só para assinantes