Conteúdo publicado há 1 mês

Felipe Neto: 'Elon Musk saiu vencedor, mas não por muito tempo'

O comunicador digital Felipe Neto disse hoje que o bilionário Elon Musk saiu vencedor em embate com o governo e o poder judiciário brasileiros, mas que a vitória não deve se sustentar por muito tempo.

Felipe Neto classificou Musk como "agente do caos", um "troll', alguém que quer "desestabilizar". Ele deu a declaração no UOL Entrevista desta sexta-feira (12).

Ele se saiu, sim, vencedor, mas não acredito que se sustente por muito tempo. Principalmente agora que o governo federal e o STF já falaram não vão mais comentar o caso, que é o cenário que ele não quer. Ele quer desestabilizar.

Houve por parte do nosso governo e do nosso Judiciário uma certa inexperiência em lidar como alguém como o Elon Musk, que atua o tempo inteiro como um agente do caos. É o que chamamos na internet de 'troll'. Ele age para causar rupturas e instabilidades. Esse é o objetivo dele: desestrutura, abalar onde ele ataca.

Ao fazer o que ele fez, tudo que ele queria era que o STF se manifestasse, que o governo federal se manifestasse. Foi isso que ele conseguiu.

Além disso, ficou muito evidente que ele lutou para que o Brasil de fato tomasse medidas drásticas contra o Twitter (não vou chamar de X, porque me recuso). Essa isca o STF não mordeu. (...) Mas o ato de resposta já serve para desestruturar alicerces por aqui e deixar as coisas meio confusas para o público. Felipe Neto, ao UOL Entrevista

O que aconteceu

Musk atacou Moraes em publicações no X e insinuou fechar o escritório da rede no Brasil. Empresário questionou o ministro do STF do porquê de "tanta censura no Brasil". Ele fez o comentário em uma postagem no perfil oficial de Moraes na plataforma.

O empresário pediu a renúncia ou impeachment de Moraes e o chamou de "Darth Vader do Brasil". Em uma postagem, ele disse que vai "revelar" como as decisões de Moraes supostamente "violam" as leis brasileiras.

Continua após a publicidade

Após os ataques, Moraes determinou a abertura de inquérito pela PF para apurar a conduta do empresário. O documento exige a apuração em relação aos crimes de obstrução à Justiça, inclusive em organização criminosa, e incitação ao crime. O ministro também determinou a inclusão de Musk como investigado no inquérito das milícias digitais, que já tramita na Corte.

Multibilionário assume papel patético e vexaminoso em relação a Twitter Files

Felipe Neto afirmou que o multibilionário tem feito um papel vexaminoso publicamente em relação ao Twitter Files Brazil. Ele classificou que o conjunto de documentos internos do X divulgados por um ativista americano é fundamentado em mentira e difamação.

O Twitter Files Brasil é fundamentado estruturalmente em mentira, em calúnia, em difamação. De cara, é necessário anular completamente o que está sendo mostrado ali provando que é mentira.

É uma vergonha o que acontece no Twitter Files. É uma vergonha que um multibilionário se proponha a um papel tão patético, tão vexaminoso como o Elon Musk faz tão contundentemente. Felipe Neto

Continua após a publicidade

O que é o Twitter Files

Twitter Files Brazil é uma série de e-mails divulgados pelo ativista norte-americano Michael Shellenberger no X na semana passada. Musk fez críticas e ataques a Moraes com base nestas publicações. São mensagens trocadas entre funcionários do antigo Twitter em 2020 e 2022 relatando e reclamando de decisões da Justiça que determinaram exclusão de conteúdos em investigações envolvendo a disseminação de fake news.

O nome de Felipe Neto aparece na segunda leva de divulgação do Twitter Files. As publicações, que receberam apoio de perfis de extrema direita, apontam que o o comunicador teria acesso privilegiado ao Twitter e atuado para barrar o perfil do bolsonarista Allan dos Santos —que propagou desinformação sobre vacinação durante a pandemia de covid-19. "Cobrei o banimento do criminoso foragido Allan dos Santos abertamente, em inúmeras publicações", afirmou Felipe Neto, em nota.

Deixe seu comentário

Só para assinantes