Lula visita FHC em São Paulo

O presidente Lula (PT) visitou nesta segunda-feira (24) o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em São Paulo.

O que aconteceu

Antigos adversários políticos, os dois se reaproximaram durante as eleições de 2022. Na época, FHC declarou apoio ao petista no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL). Aos 93 anos, o ex-presidente tem ficado mais recluso em seu apartamento, na capital paulista.

Lula foi para São Paulo ontem (23), para agendas privadas. Hoje, além de FHC, ele se encontrou com o linguista norte-americano Noam Chomsky, com o escritor Raduan Nassar e com o jornalista Mino Carta. Todos são amigos antigos de Lula.

Já FHC, além de Lula, recebeu a visita dos economistas que formularam o Plano Real. O tucano era ministro da Fazenda durante a gestão Itamar Franco quando o plano foi lançado, em julho de 1994, e levou toda a equipe econômica para compor seu governo, entre 1995 e 2002.

Os economistas foram pela manhã para comemorar os 30 anos do lançamento do Real. Participaram do encontro os ex-presidentes do Banco Central Persio Arida e Gustavo Franco e o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan.

Reaproximação nas eleições

Contemporâneos na política, Lula e FHC tiveram trajetórias próximas, mas distintas. Os dois lutaram juntos pela redemocratização e foram duas das principais lideranças do movimento Diretas Já. Também participaram juntos da Constituinte, embora com posições muitas vezes antagônicas: Lula deputado pelo PT e FHC como senador pelo PMDB e, depois, pelo PSDB, que ele ajudou a fundar.

Continua após a publicidade

Nos anos 1990, se tornaram os principais adversários políticos. FHC derrotou Lula nas urnas por duas vezes, em 1994 e 1998, já no primeiro turno. O petista seria eleito pela primeira vez só em 2002, recebendo a faixa do tucano.

Em fevereiro de 2017, FHC visitou Lula no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele foi prestar condolências pela morte da ex-primeira-dama Marisa Leticia da Silva.

A reaproximação política, porém, só ocorreu em 2022. FHC recebeu Lula em seu apartamento em São Paulo e declarou apoio ao petista no segundo turno contra Bolsonaro. O tucano chegou a gravar um vídeo pedindo voto para o PT, algo inédito.

Reencontro com ex-presidentes

Este foi o segundo reencontro de Lula com ex-presidentes em menos de uma semana.

O petista fez uma visita a José Sarney (MDB) na sexta-feira passada. O presidente participou do anúncio de investimentos em São Luís e disse que não tinha como ir à capital maranhense sem visitar o ex-presidente, atualmente com 94 anos.

Continua após a publicidade
Lula visita o ex-presidente José Sarney em São Luís
Lula visita o ex-presidente José Sarney em São Luís Imagem: Divulgação/Ricardo Stuckert/PR

Deixe seu comentário

Só para assinantes