Fux pede que Erika explique acusação contra Michelle de adotar cão com dono

O ministro Luiz Fux, do STF, pediu que a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) se manifeste em até 15 dias sobre a acusação que ela fez contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro de ter "sumido" com um cachorro que já tinha dono.

O que aconteceu

Pedido de Fux não tem peso de uma determinação judicial. O ministro deu o prazo à parlamentar sem dizer que ela tem a obrigação de dar uma resposta. "Notifique-se a Deputada Federal Erika Santos Silva para, querendo, apresentar resposta à inicial, no prazo de 15 dias", escreveu Fux em despacho assinado nesta quinta-feira (27).

Michelle diz que Erika cometeu crimes contra a honra dela. O caso chegou ao STF em março deste ano, quando a ex-primeira protocolou queixa-crime para o Supremo investigar se a deputada praticou calúnia, difamação ou injúria. A acusação foi feita por Erika em uma publicação no X (o antigo Twitter).

Deputada acusou a ex-primeira-dama de adotar cão que já tinha dono. "Não dá nem para homenagear Michelle Bolsonaro por nunca ter sumido com o cachorro de outra família porque literalmente até isso ela fez", disse Erika. O comentário foi feito em resposta a um seguidor que criticou o título de cidadã paulistana recebido pela ex-primeira-dama — a homenagem foi feita no Theatro Municipal em março, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

A defesa de Michelle diz que ela sabia da condição do cachorro. Ao acionar o STF, o advogado Marcelo Luiz Ávila de Bessa afirmou que a ex-primeira-dama imaginou que não se tratava de um animal de rua. Segundo a defesa, Michelle chegou a essa conclusão pela aparência do cachorro, que estava bem cuidado. Por isso, ela teria dado abrigo temporário ao animal, na expectativa de que o dono se manifestasse. O caso aconteceu em 2020, após o cachorro ser encontrado nos arredores do Palácio do Planalto.

Dono recuperou o cachorro em junho de 2020. A recuperação foi confirmada pelo tutor Nagib Lima Zeidan em uma publicação no Instagram. "Só tenho a agradecer à família Bolsonaro e a todos que cuidaram dele por terem cuidado muito bem do meu cachorro!", escreveu o dono do animal, ao postar uma foto cumprimentando Bolsonaro e Michelle pela devolução.

Erika Hilton diz que ainda não foi citada formalmente para se manifestar. "Mesmo sem ter acesso aos autos, está segura de que o suposto pedido não tem qualquer fundamento, pois nenhuma ofensa à honra foi proferida", afirmou a assessoria de imprensa da deputada em nota enviada ao UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes