Em MG, Lula volta a criticar a Vale: 'Está enrolando o povo de Brumadinho'
O presidente Lula (PT) voltou a criticar a Vale e disse que a empresa está "enrolando" para pagar as indenizações aos atingidos pelos rompimentos das barragens em Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais.
O que aconteceu
"A Vale está enrolando o povo de Mariana e Brumadinho", disse Lula à rádio mineira O Tempo. "Vamos ser francos, já faz sete anos. Criou uma empresa [Fundação Renova] para fazer o quê? O que essa empresa faz? Já fez as casas? Já pagou indenização? [...] A Vale está lá com dinheiro aplicado, sem querer pagar." A tragédia em Mariana ocorreu em novembro de 2015; a de Brumadinho foi em janeiro de 2019.
O presidente disse estar "pré-disposto a negociar" a dívida da Vale. Lula afirmou que já cobrou o Ministério de Minas e Energia para que o acordo para pagamento seja firmado. Segundo ele, o ministro Alexandre Silveira respondeu que está "90% resolvido" e que deverá ser apresentado nas próximas semanas.
Outro lado: o UOL procurou a assessoria da Vale e aguarda um posicionamento.
Lula já tinha feito críticas à mineradora na semana passada e repetiu hoje. "Aquele povo tem que receber suas casas, aquele povo tem que receber indenização. O rio tem que ser recuperado, e a Vale está lá com dinheiro aplicado sem querer pagar. Vamos fazer acordo para que a Vale pague essa dívida", disse Lula.
Em valores, segundo a empresa, foram pagos R$ 3,7 bilhões. Após as primeiras críticas, a Vale informou que, em Brumadinho, 16.394 pessoas fecharam acordos de indenização cíveis e trabalhistas desde 2019. A Fundação Renova é entidade criada para gerenciar e implementar as medidas de reparação e compensação ambiental e socioeconômica.
Ao UOL, a Vale afirmou que busca "estabelecer um acordo que garanta a reparação justa e integral" junto "às autoridades envolvidas". O processo é conduzido pelo TRF6 (Tribunal Regional Federal da 6a Região). "Tendo como prioridades o meio ambiente e as pessoas atingidas, representadas nas negociações por diversas instituições de justiça como as defensorias e os ministérios públicos", diz a empresa.
Lula está em Minas Gerais desde ontem (28). Ele participou de anúncios de investimentos em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e hoje fará o mesmo na capital mineira. Amanhã (29), parte para São Paulo e, no domingo (30), vai ao Rio de Janeiro.
Deixe seu comentário