Conteúdo publicado há 1 mês
OpiniãoPolítica

Josias: Bolsonaristas ácidos pagam pela insensatez e estão desamparados

O ex-deputado federal Daniel Silveira paga o preço pelo apoio a Jair Bolsonaro e hoje amarga o peso de ser deixado à própria sorte, afirmou o colunista Josias de Souza no UOL News desta quinta (25).

Silveira está preso desde 2022 por ameaça à democracia e coação no curso do processo. Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), negou o pedido da defesa do ex-parlamentar, que pleiteava a progressão para o regime semiaberto.

Daniel Silveira foi beneficiado com aquele decreto da 'graça presidencial' [em maio de 2023, o STF derrubou o perdão por 8 votos a 2]. Bolsonaro o perdoou com uma coreografia do escracho e enalteceu a figura dele, cujo principal mérito como parlamentar foi o de se autodesmoralizar. Ele agrediu a democracia e ministros do Supremo. É um personagem de altíssima desqualificação.

É curioso o que está acontecendo agora. Aqueles bolsonaristas mais inveterados, quando perdem o escudo, são punidos de forma muito exemplar. Os bolsonaristas mais ácidos não se deram conta de que o infortúnio do Bolsonaro nas urnas representaria um desamparo.

Nota-se que Bolsonaro não diz uma palavra em defesa desses desamparados. Não se ouve mais ele falar em Daniel Silveira, em Roberto Jefferson... A Carla Zambelli é hoje uma deserdada do bolsonarismo. É o preço que se paga pela insensatez e pelo espírito criminoso que esses personagens exibiram durante sua trajetória. Josias de Souza, colunista do UOL

Josias classificou a decisão de Moraes como acertada e considera justa a punição a Silveira, condenado a oito anos e nove meses de prisão.

Silveira passou pela Câmara e deixou um rastro pegajoso de desqualificação. Está pagando o preço que deve mesmo pagar. A desqualificação, quando envereda para o crime, tem que ser tratada com todos os rigores da lei. Josias de Souza, colunista do UOL

Sakamoto: Ações de Zambelli reforçam que Bolsonaro não ganharia no voto

Continua após a publicidade

A série de atitudes questionáveis cometidas pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) comprova que Jair Bolsonaro só teria condições de vencer Lula nas urnas em 2022 na base da irregularidade, afirmou o colunista Leonardo Sakamoto.

A decisão de Moraes mostra que Zambelli vai se firmando como uma das maiores cabos eleitorais de Lula em 2022, tamanha a quantidade de comportamentos equivocados que ela tomou e que prejudicaram o próprio Jair Bolsonaro.

Tudo isso que brota agora dá uma aura de credibilidade à campanha do Lula e de irregularidade para a do Bolsonaro. É um prego no caixão de Bolsonaro, porque todas as ações de Zambelli reforçam que ele é uma pessoa que não ganha no voto, mas só na sacanagem.

A questão é saber quanto tempo levará para todas essas ações tramitarem e terem um desfecho. Há uma grande chance de, no final, estar a perda de mandato ou a prisão da segunda deputada federal mais votada por São Paulo. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes