OpiniãoPolítica

Tales: Só agora a PM de SP descobriu que as facções entraram na política?

O colunista Tales Faria ironizou no UOL News desta quinta (15) o fato de o comando da Polícia Militar de São Paulo tomar ciência só agora dos tentáculos do crime organizado na política do estado. Ele disse esperar que a "descoberta" seja a oportunidade de um combate mais efetivo do problema.

O coronel e chefe do centro de inteligência da PM, Pedro Luís de Sousa Lopes, disse hoje que há indícios de interferência de facções no processo eleitoral em "quase todas" as regiões de São Paulo.

O que me espanta é que a polícia de São Paulo tenha descoberto isso só agora. O crime organizado envolvido na política está há muito tempo: o PCC em SP, o Comando Vermelho no Rio, o Terceiro Comando da Capital, o Amigo dos Amigos, tem várias organizações espalhadas pelas pequenas cidades no Brasil inteiro. O Ceará está tomado. Vários lugares estão tomados.

Tomara que agora, o comandante da PM tendo constatado esse fato inusitado, que ele não sabia que existia, resolva realmente atacar o problema. Tales Faria, colunista do UOL

Tales disse o combate é ainda mais difícil por causa da internacionalização dessas organizações.

É um problema muito difícil, porque o crime organizado não esta só entrando na política, ele está se internacionalizando. Ele também já foi pro Paraguai, já foi pra Bolívia, Colômbia, pro Peru, ele entra ali na Amazônia, fronteira. Já está no país inteiro, está se internacionalizando, está com rota de drogas já muito definidas. Os aeroportos de São Paulo, saída de drogas, entrada de drogas nas malas etc, tudo isso está já uma situação tomada.

É uma infecção generalizada. Espero que a polícia de São Paulo supere os problemas políticos com o governo federal, se junte ao governo federal, e junte com o governo do Rio, se junte com os governos dos estados todos e haja, enfim, um combate mais efetivo. Mas, acho, sinceramente, muito pouco provável. Tales Faria, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes