Recuperação de cirurgia de Lula leva ao menos 1 mês, diz neurocirurgião
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode levar pelo menos um mês para se recuperar completamente do procedimento cirúrgico ao qual foi submetido, explicou o neurocirurgião Fernando Gomes Pinto em entrevista ao UOL News nesta terça (10).
Lula passou por uma cirurgia de emergência nesta madrugada para drenagem de uma hemorragia intracraniana após sentir dor de cabeça. O presidente foi examinado inicialmente no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, e posteriormente transferido para São Paulo, em outra unidade da mesma rede hospitalar. O quadro de saúde dele evolui bem, segundo disseram os médicos em entrevista coletiva nesta manhã.
Estou falando por mim. Correndo tudo bem e sem intercorrências, ele ficará internado no hospital de 72 horas a cinco dias. Com dez a 15 dias, os pontos são retirados. Frente à natureza do trabalho, é óbvio que precisará de um tempo de recuperação neurofuncional estendido.
Diria que normalmente depois de um mês seria um tempo adequado para retornar às suas funções, a depender de sua evolução. Não estou falando que ele não teria condição, mas do ponto de vista humano isso seria mais honesto para ele como indivíduo. Fernando Gomes Pinto, neurocirurgião
Gomes Pinto ressaltou que o mais indicado seria o vice Geraldo Alckmin assumir as funções de Lula pelo período que for necessário para a recuperação completa do presidente.
Temos um vice-presidente [Geraldo Alckmin] que está totalmente habilitado e capaz para auxiliar e comandar o país enquanto esse processo de recuperação acontece.
Eu aconselho isso [pelo menos um mês de licença médica]. Fernando Gomes Pinto, neurocirurgião
Josias: Seria recomendável Lula tirar licença médica e Alckmin substituí-lo
O bom senso aconselha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a tirar uma licença médica e ser substituído pelo vice Geraldo Alckmin (PSB) até recuperar plenamente suas condições de saúde, afirmou o colunista Josias de Souza.
Vivemos em um país no qual a legislação contemplou a hipótese de ter um vice-presidente. As pessoas até se perguntam às vezes para que serve um vice.
Quando surge um evento como esse, que envolva a saúde do presidente, seria adequado que isso fosse colocado em primeiro plano. Não é uma coisa trivial. O artigo 79 da Constituição brasileira prevê que o vice substituirá o presidente em caso de impedimento e o sucederá em caso de vacância do poder.
Esse é um caso típico no qual o vice deveria substituir o presidente temporariamente, pelo prazo que durar a licença médica. Josias de Souza, colunista do UOL
Assista ao comentário na íntegra:
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.