Morre Benedito de Lira, pai de Arthur Lira, aos 82 anos

Morreu nesta terça-feira (14) Benedito de Lira, o Biu, aos 82 anos. Prefeito de Barra de São Miguel (AL), ele era pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

O que aconteceu

Ex-senador da República, Biu estava internado em Maceió desde o final do ano passado. Arthur Lira não foi à cerimônia do governo para marcar os dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro na semana passada porque acompanhava o tratamento do pai em Alagoas.

Biu de Lira sofreu uma parada cardíaca nesta madrugada; ele lutava contra um câncer. O político foi submetido a uma cirurgia de emergência no dia 31 de dezembro, devido a uma obstrução intestinal.

Biu foi reeleito prefeito de Barra de São Miguel, na região metropolitana de Maceió, no ano passado. Por causa da doença, não pode comparecer à posse. Seu vice, Henrique Alves Pinto (PP), assume a vaga.

Enterro acontece amanhã às 10h, no cemitério Parque das Flores, em Maceió. O velório começa hoje, no mesmo local, assim que o corpo for liberado.

O presidente da Câmara lamentou a perda nas redes sociais. "Meu pai, meu herói, minha referência, nos deixou hoje, aos 82 anos. Um sentimento de vazio, dor e tristeza profunda toma meu coração e da nossa família", escreveu Arthur Lira.

Lula telefonou para Artur Lira para se solidarizar. O presidente da República conversou com o presidente da Câmara assim que soube da morte de Biu. Ainda não há informação se Lula comparecerá ao enterro em Alagoas. Nas redes sociais, ele disse ter recebido a notícia "com tristeza e pesar".

Alagoas decretou luto oficial de três dias. "Décadas de vida pública dedicadas ao povo, de vereador ao Senado. Envio meus sentimentos aos familiares e amigos, em nome do seu filho, deputado Arthur Lira", escreveu o governador Paulo Dantas (MDB).

Continua após a publicidade

Senado também estará em luto pelo mesmo período. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assinou um ato decretando o sinal de pesar por três dias.

Carreira política de mais de 50 anos. Benedito de Lira foi senador, deputado federal e deputado estadual por Alagoas e também vereador de Maceió e de Junqueiro, cidade a 120 km da capital onde ele nasceu. Como deputado, foi autor da lei que permite o uso de remédios genéricos na medicina veterinária e que as compras governamentais devem priorizar a compra desse tipo de medicamento.

Biu começou sua trajetória filiado à Arena, partido de sustentação da ditadura militar, em 1973. Permaneceu toda a vida nas legendas que a sucederam, PDS, PFL, PTB e o PP, onde estava desde 2017.

O ex-senador apoiou a carreira do filho desde sua primeira candidatura. É o que mostra o podcast "Lira: os Atalhos do Poder", da colunista do UOL Thais Bilenky. Os cinco episódios que traçam o perfil do presidente da Câmara estão disponíveis no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.

6 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Marcus Vinicius Lopes Camacho Meyer

 E DAI NÃO SOU COVEIRO 

Denunciar

Pedro Tadeu Abuyagui Vieira

O Diabo investiu pesado nessa janela de transferencias..

Denunciar

Walmor Barbosa Martins Jr

Desgosto mata. 

Denunciar