Após bronca, senador diz não se arrepender de fala sobre enforcar Marina
Ler resumo da notícia
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) se queixou ontem no plenário após levar uma bronca do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), por dizer que queria enforcar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
O que aconteceu
Plínio Valério disse que fala sobre enforcamento foi "brincadeira" e que não se arrepende. "Eu falei: 'Imaginem vocês o que é ficar com a Marina por seis horas e 10 minutos sem ter vontade de enforcá-la'. Todo mundo riu, eu ri", falou. "Se você perguntar: 'Você faria de novo?' Não. Mas se me arrependo? Não. Foi uma brincadeira".
Me acusar de machismo é até engraçado, o meu perfil está lá, é só olhar: eu fiquei viúvo, uma mulher, casei de novo, duas. Tenho três filhas, uma enteada, seis netas, três irmãs.
Senador Plínio Valério (PSDB-AM), após dizer que enforcaria ministra
Valério declarou ainda que tratou ministra com toda a educação "por ser mulher, ministra, negra e frágil". "Ela provocou e eu não entrei nisso, com toda a educação, por ser mulher, por ser ministra, por ser negra, por ser frágil, foi tratada com toda delicadeza, e ela sabe disso".
Senador falou que "se encanta" com a revolta causada pela fala dele, mas não com "a falta de sensibilidade" da ministra em não permitir a construção da BR-319. A estrada de 600 km que ligaria Porto Velho a Manaus é alvo de disputa há anos, por cruzar áreas de floresta protegida e de comunidades indígenas.
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre defendeu a ministra e deu bronca no senador ontem. Ele falou que a fala foi "completamente infeliz" e sugeriu que Plínio se desculpasse. "Não concordo com muitas posições ideológicas da ministra de Estado do Meio Ambiente em relação ao país, mas acho que meu querido colega senador Plínio Valério precisa fazer uma referência em relação a essa fala", comentou.
Marina disse que "quem faz ameaças à vida dos outros de brincadeira e ri, só os psicopatas". "Dificilmente isso é dito contra um homem. É dito contra uma mulher, uma mulher preta, de origem humilde e que tem uma agenda que em muitos momentos confronta os interesses de alguns e que deveria ficar apenas no espaço da divergência política e não no incentivo à violência", falou Marina ontem.
Deputadas denunciaram senador no Conselho de Ética. Assinaram o documento as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ), Duda Salabert (PDT-MG), Enfermeira Ana Paula (Podemos-CE), Gisela Simona (União Brasil -MT), Jandira Feghali (PCdoB - RJ), Laura Carneiro (PSD-RJ), Maria Arraes (Solidariedade-PE), Tabata Amaral (PSB-SP), Talíria Petroni (PSOL-RJ), além do deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE).
125 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Silvia M Machado Tahamtani
Pessoas públicas devem tomar cuidado com aquilo que falam e fazem.
Hermes Alves de Jesus Filho
Fala infeliz, pior ainda é não ter a capacidade de reconhecer que errou.
Leondino Souza Cavalcante
Fernado Henrique Cardoso deve estar estrebuchando no túmulo de tanta vergonha do PSDB atual com o de outrora.Viraram um grupelho de bolsonaristas e não fará a menor diferença se virar um traço no mapa político.