Lula viaja a funeral do papa com cúpula dos Poderes e Janja; veja comitiva
Ler resumo da notícia
O presidente Lula (PT) vai ao funeral do papa Francisco no sábado, na Itália, acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e de 18 autoridades, incluindo os presidentes da Câmara, do Senado e do STF.
O que aconteceu
Lula embarca para Roma na noite de hoje. Além da cúpula dos três Poderes, quatro ministros, sete deputados e três senadores integram a comitiva, que usará um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).
O funeral será realizado no sábado, no átrio da Basílica de São Pedro, no Vaticano, com a presença de chefes de Estado do mundo inteiro. O papa Francisco morreu na segunda-feira, aos 88 anos, após sofrer um AVC e insuficiência cardíaca.
Veja quem vai
- Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal;
- Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado;
- Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados;
- Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
- Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública;
- Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
- Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e Cidadania;
- Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República;
- Senador Renan Calheiros (MDB-AL);
- Senadora Leila Barros (PDT-DF);
- Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS);
- Deputado Luis Tibé (Avante-MG);
- Deputado Odair Cunha (PT-MG);
- Deputado Padre João (PT-MG);
- Deputado Reimont (PT-RJ);
- Deputado Luiz Gastão (PSD-CE);
- Deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS);
- Deputada Professora Goreth (PDT-AP).
Católico praticante, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) ficará no Brasil. Com a saída de Lula do país, ele se torna presidente em exercício, sem os outros sucessores diretos na linha do poder.
No funeral do papa João Paulo 2º, em 2005, Lula levou uma comitiva de ex-presidentes. Além da ex-primeira-dama Marisa Letícia, morta em 2017, foram Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Itamar Franco, morto em 2011.
Os critérios de escolha não foram divulgados. Segundo o UOL apurou, alguns parlamentares e ministros foram convidados, mas recusaram por motivos diversos, e outros tentaram integrar a comitiva, mas não conseguiram.
Lula decretou luto de 7 dias. O presidente lamentou a morte do papa Francisco, lembrou os feitos do pontífice, disse que o papa buscou de forma incansável "levar o amor onde existia o ódio" e trouxe o tema das mudanças climáticas ao Vaticano.
O presidente encontrou o papa duas vezes neste mandato. A primeira-dama visitou-o em fevereiro. "Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará", afirmou Lula.
O sucessor de Francisco será o quarto papa que Lula acompanha no poder. Quando assumiu, no primeiro mandato, conheceu João Paulo 2º, substituído por Bento 16, em 2005. Francisco assumiu em 2013, durante o governo Dilma.
4 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Djalma Freitas
Se eles estivessem preocupados com o pais ficariam aqui para descobrir quem levou o dinheiro dos aposentados. Porém é melhor gastar o dinheiro do povo! Será que alguém vai pagar do próprio bolso ou será dinheiro do imposto?
Fabiana Alicia Stulgys
Eu também gostaria de saber o custo desse "passeio". Não se encontra informação alguma em lugar algum. Vai ver que usaram o dinheiro do INSS para custear a viagem. Vergonha!!!
Fabiana Alicia Stulgys
Eu também gostaria de saber o custo desse "passeio". Não se encontra informação alguma em lugar algum. Vai ver que usaram o dinheiro do INSS para custear a viagem. Vergonha!!!