Topo

Carregadores de celular que remetem à doação de sangue são espalhados em SP

Do UOL

Em São Paulo

29/04/2014 12h07

Para conscientizar as pessoas de que doar sangue é dar vida, a Fundação Pró-Sangue criou uma campanha inusitada: as peças, interativas, mostram um braço esticado do qual sai literalmente um fio vermelho (como na doação) que permite a quem passa recarregar a bateria do celular. 

"Se você precisar, estamos aqui. Por que não retribuir o favor? Nós precisamos de sangue", diz o texto da campanha, criada pela agência Publicis Brasil. As peças foram instaladas em diversos pontos de São Paulo, como abrigos de ônibus, shoppings e faculdades.

O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância de abraçar a causa especialmente antes da Copa do Mundo. "Isso porque, em eventos de grande porte, é comum que essa não seja uma prioridade e precisamos garantir o abastecimento das instituições de saúde”, explica Alfredo Mendrone Junior, diretor técnico-científico da Fundação Pró-Sangue.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que de 3% a 5% da população doe sangue anualmente. Hoje, o percentual de doadores brasileiros é de 1,9% por ano.