Topo

Posso pegar coronavírus no hospital? Há vírus na encomenda? Tire dúvidas

Carolina Marins*

Do UOL, em São Paulo

10/03/2020 04h00Atualizada em 12/03/2020 13h19

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta quarta (11) pandemia em razão do novo coronavírus.

Em todo mundo, cerca de 4.000 pessoas morreram por causa da infecção. No Brasil, ao menos 35 casos da covid-19 já foram confirmados.

A pandemia tem gerado uma série de dúvidas sobre como se proteger. Para responder a algumas delas, o UOL consultou as informações disponíveis nos sites do Ministério da Saúde e da OMS, além de perguntar para o infectologista do Hospital das Clínicas, Evaldo Stanislau.

O que significa pandemia?

A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea. As pandemias acontecem, em geral, quando há um vírus novo capaz de infectar seres humanos com facilidade e de ser transmitido de uma pessoa a outra de forma eficiente e continuada.

Como se pega o novo coronavírus?

O novo coronavírus passa por meio de contato direto com uma pessoa contaminada ou com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, aperto de mão ou compartilhando objetos que entraram em contato com a boca, nariz ou olhos de pacientes contaminados.

Tive sintomas de resfriado, devo me preocupar?

Os sintomas do novo coronavírus se assemelham ao de um resfriado comum, mas a Covid19 também pode causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. É importante observar se há febre, tosse e dificuldade para respirar. Para ser considerado um caso suspeito, leva-se em consideração, além dos sintomas, se houve contato com paciente contaminado ou viagem para um país em alerta, segundo informações do site do Ministério da Saúde.

Coronavírus tem cura?

Eliseu Waldman, professor do departamento de epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), explica que a cura de uma infecção viral como a do coronavírus acontece quando há uma resposta do sistema imunológico.

"A principal terapia é o suporte", diz Natanael Adiwardana, ligado ao Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Ele destaca que, em caso de sintomas que trazem algum sofrimento ao paciente (como febre, dor no corpo ou falta de ar), há componentes e máquinas da medicina que podem tirar esse desconforto. "Mas não existe uma terapia que mate o vírus e cure rapidamente a doença. Quem faz esse processo são as nossas células de defesa", afirma.

Posso pegar coronavírus se for a um hospital ou posto de saúde onde há paciente em quarentena?

Segundo Evaldo Stanislau, há sim o risco de se contaminar caso vá a um hospital ou posto de saúde onde haja pessoas infectadas. "Há que se atentar à higiene das mãos e à etiqueta respiratória, sem exceção."

O vírus sobrevive no ambiente por quanto tempo?

Estima-se que o vírus sobreviva por 24 horas fora do corpo humano.

Posso pegar de alguém com quem não tive contato físico, mas que esteve no mesmo local que eu (em elevadores, barra de transporte público, maçanetas...)?

Se a pessoa contaminada espirrar nas mãos e imediatamente tocar algum objeto, e logo em seguida você tocar no local e levar às mãos à boca, ao nariz ou aos olhos, sim.

Se você achar que uma superfície pode estar contaminada, a Organização Mundial da Saúde recomenda que use um desinfetante para limpá-la. Depois de tocá-la, limpe as mãos com álcool ou lave-as com água e sabão.

Quanto tempo duram os sintomas de quem foi confirmado?

De acordo com Stanislau, a duração dos sintomas varia conforme a forma clínica. Pacientes internados podem levar semanas para se recuperar.

Por quanto tempo alguém sem sintomas pode carregar o vírus? Por quanto tempo ele pode contaminar alguém?

O vírus pode demorar até 14 dias para manifestar sintomas, mas não se sabe ainda quanto tempo alguém pode carregar o vírus sem manifestar sintomas.

Ainda não se tem certeza sobre o período de transmissão do novo coronavírus, mas estima-se que a transmissibilidade de um paciente é de 7 dias em média desde o início dos sintomas. O caso da paciente assintomática no Brasil não apresentava risco de contaminação.

Alguém que teve o vírus e não teve sintomas pode ter a doença ao longo da vida?

Ainda não se sabe como o vírus se manifesta a longo prazo em pessoas assintomáticas.

Calor mata o vírus? E frio?

Não. Nem calor nem frio. A OMS esclarece que a temperatura corporal gira em torno de 36.5°C a 37°C independentemente da temperatura do entorno. Além disso, se expor a situações de calor ou frio extremos pode causar mais danos ao organismo do que benefícios.

Posso pegar coronavírus de produtos feitos no exterior ou de encomendas?

Não. Segundo o Ministério da Saúde, um vírus não sobrevive por mais de 24 horas fora do organismo humano ou de algum animal, por isso não seria capaz de sobreviver a uma viagem de avião ou navio.

Secadores de mão ajudam a matar o vírus?

Não. De acordo com a OMS, os secadores de mão não são eficazes para matar o novo coronavírus. O importante é lavar constantemente as mãos com sabão e água. Uma vez limpas, elas podem ser secas com toalhas de papel ou com o secador de ar quente.

Como usar e manipular a máscara? Posso usar indefinidamente?

As máscaras são descartáveis. As recomendações da OMS para uso e manuseio das máscaras são:

  • Antes de colocar uma máscara, limpe as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão.
  • Cubra a boca e o nariz com a máscara e verifique se não há espaços entre o rosto e a máscara.
  • Evite tocar na máscara enquanto a estiver usando; Se o fizer, limpe as mãos com álcool ou água e sabão.
  • Substitua a máscara por uma nova assim que ela estiver úmida e não reutilize máscaras de uso único.
  • Para remover a máscara pegue-a por trás (não toque na frente da máscara); descarte imediatamente em uma lixeira fechada; limpe as mãos com álcool ou água e sabão à mão.

Vale ressaltar que o Ministério da Saúde recomenda o uso da máscara apenas para pacientes que estejam contaminados.

Animais de estimação podem pegar coronavírus? E transmitir a doença?

No momento não há evidências de que animais de estimação, como cães ou gatos, possam se infectar ou transmitir o novo coronavírus. Mas a OMS ressalta que é sempre bom lavar as mãos com água e sabão após o contato com os bichinhos.

Mosquitos podem transmitir o vírus?

Não. A OMS explica que o novo coronavírus é um vírus respiratório que se espalha principalmente por gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, ou por gotículas de saliva ou secreção nasal

Lavar o nariz frequentemente ajuda a impedir a contaminação?

Segundo a OMS, não há evidências de que lavar o nariz regularmente tenha protegido as pessoas da infecção pelo novo coronavírus. Nem com água nem com soro fisiológico.

Alho, coco, mel, uísque, chás, água com limão, vitamina C... Algum alimento pode ajudar a impedir a contaminação?

Não há medicamento, substância, vitamina, alimento ou vacina que possa prevenir a infecção, alerta o Ministério da Saúde.

Sabonete antibacteriano ajuda a prevenir? E álcool comum?

Segundo Evaldo Stanislau, apenas álcool gel ou líquido a 70%. "Concentração menor é insuficiente para o efeito. Faça a higiene das mãos com sabonete líquido e enxugue as mãos com papel toalha (aquele do tipo absorvente que se compra no supermercado)", afirma. Lembrando que a Covid19 é transmitida por vírus, e não por bactéria.

Sou dentista, fisioterapeuta, etc. Corro mais riscos?

"Por trabalharem com público e expostos às secreções respiratórias, sim, há um risco", explica Evaldo Stanislau. "E por isso devem usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) independente do coronavírus atual", conclui.

*Colaboraram Ana Carla Bermúdez e Nathan Lopes, do UOL, em São Paulo