Coronavírus: Paraíba e Goiás decretam situação de emergência
Os governos da Paraíba e de Goiás decidiram hoje decretar situação de emergência em saúde pública por conta do coronavírus. O decreto paraibano será publicado no Diário Oficial do Estado de amanhã. Pela manhã, o governo de Minas Gerais também anunciara decreto de emergência similar.
A Paraíba não tem nenhum caso confirmado até agora. Já em Goiás são três ocorrências, segundo balanço de hoje do Ministério da Saúde.
O governador paraibano João Azevedo (Cidadania) informou que a decisão levou como base o Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, decretado pelo Ministério da Saúde, e a declaração de pandemia anunciada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Até o momento, seis casos suspeitos foram descartados e outros 16 estão em investigação no estado. Um dos fatores de preocupação dos paraibanos é que os estados vizinhos de Pernambuco (2) e Rio Grande do Norte (1) já registram casos confirmados da doença.
O decreto também determina a criação de um Comitê de Gestão de Crise, coordenado pelo governador e pela Secretaria de Estado da Saúde. O grupo tem sua primeira reunião agendada para a próxima segunda-feira (16).
Durante reunião hoje com secretários de estado, Azevedo também determinou o adiamento das plenárias para debate do Orçamento Democrático e de toda atividade do governo que envolva aglomeração de mais de 100 pessoas.
O governo também pediu antecipação ao Ministério da Saúde de uma vistoria para que a Paraíba realize os testes de virologia que detectam o coronavírus em até 24 horas.
Além disso, o governo disponibilizou um plantão telefônico que funciona 24 horas por dia para tirar as dúvidas sobre o coronavírus. Os números são: (83) 99146-9790/99146-9250/99147-0810.
* Com colaboração de Carlos Madeiro, em Maceió
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.