Topo

Esse conteúdo é antigo

Estádio Mané Garrincha será hospital de campanha durante pandemia

Estádio Mané Garrincha vai ser utilizado nas ações de socorro aos pacientes com covid-19 - Ueslei Marcelino/Reuters
Estádio Mané Garrincha vai ser utilizado nas ações de socorro aos pacientes com covid-19 Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Jéssica Nascimento

Colaboração para o UOL, em Brasília

23/03/2020 23h13

Para ajudar no combate ao novo coronavírus, o estádio Mané Garrincha, no Distrito Federal, vai ser transformado em um centro de triagem e hospital de campanha pela Secretaria de Saúde. O local foi construído para a Copa do Mundo de 2014 e custou R$ 1,5 bilhão - o mais caro do país.

A Arena BSB, empresa responsável pelo estádio, disponibilizou ao Governo do Distrito Federal (GDF), na última sexta-feira (20), o uso do espaço. Segundo o diretor-presidente, devido à localização, o Mané Garrincha pode aliviar a rede hospitalar para pacientes com maiores gravidades.

"Temos acompanhado as informações sobre a pandemia do coronavírus, especialmente no Brasil. No âmbito do Distrito Federal fomos um dos primeiros a ter medidas restritivas de atuação, por lidarmos com o entretenimento e grandes públicos, mas mesmo assim acreditamos nas ações do Governo no combate à disseminação da covid-19. Entendemos que disponibilizar a estrutura do estádio é assumir uma cota de responsabilidade social neste momento tão crítico." explicou.

Um termo de cooperação entre a empresa e o GDF foi assinado ontem (22), formando a parceria. A Secretaria de Saúde já fez três vistorias no local. Ainda não há detalhes como a quantidade de leitos que vão ser disponibilizados, ou a data para o hospital começar a funcionar.

"Estamos dispostos a colaborar em todas as ações necessárias para a minimização da epidemia e suas consequências. Desde o início da gestão do Complexo Esportivo de Brasília temos como compromisso a segurança e o bem-estar de todos os usuários dos nossos equipamentos" destacou.

Procurado pelo UOL, o GDF informou que estádio vai ser utilizado apenas se houver necessidade de atender as pessoas que testarem positivo para o coronavírus. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal disse, através de nota, que recebeu o pedido e fará avalições. "Estudará, em caso de necessidade, a melhor forma de utilizar o espaço", explicou.

"Até agora, a estrutura da rede pública de saúde está atendendo bem as pessoas que precisam do atendimento. A curva do DF é ascendente, porém ela sobe em muito menos velocidade do que se vê em outros estados do Brasil", disse a nota.

O Distrito Federal tem 146 casos confirmados de coronavírus, de acordo com dados da Secom do DF. O Ministério da Saúde havia divulgado 133 casos no balanço divulgado pela tarde. Oito pacientes estão internados. Nenhuma morte foi confirmada.

Os estádios Nilton Santos, no Rio de Janeiro; Pacaembu, Morumbi e Arena Corinthians, em São Paulo; Mané Garrincha, em Brasília; Frasqueirão, em Natal; e Arena da Baixada, em Curitiba, já foram disponibilizados para os órgãos públicos.

Os materiais para montagem do hospital de campanha que será instalado no estádio do Pacaembu, por exemplo, começaram a chegar no último sábado e a previsão é que a estrutura com 200 leitos esteja concluída até sexta-feira.

Já a montagem do hospital de campanha do Anhembi, com 1,8 mil leitos, começou hoje e a previsão é terminar o trabalho no máximo até o domingo.