Topo

Esse conteúdo é antigo

Gastrólogo de 23 anos é o mais jovem a morrer por coronavírus no Brasil

Ricardo Araújo

Colaboração para o UOL, em Natal

01/04/2020 08h54Atualizada em 01/04/2020 15h16

O gastrólogo Matheus Aciole, 23, é a pessoa mais jovem a morrer vítima do novo coronavírus no Brasil. Morador de Natal, ele teve a morte confirmada na noite de ontem pelas secretarias Estadual e Municipal de Saúde, após o recebimento do teste positivo para a covid-19.

Matheus era obeso e pré-diabético, segundo investigação das autoridades locais de Saúde. Essas comorbidades inseriam o gastrólogo no grupo de risco para o coronavírus.

Essa é a segunda morte por coronavírus no Rio Grande do Norte. O professor universitário Luiz di Souza, de 61 anos, diabético, foi o primeiro e o anúncio foi feito no sábado (28). Ele morreu em Mossoró, cidade distante 280 quilômetros de Natal.

De acordo com dados das secretarias estaduais e informações do Ministério da Saúde, o gastrólogo é o mais jovem a morrer vítima da pandemia em todo o país. Até então, o mais jovem era um advogado de 26 anos, que morreu em São Paulo. No Brasil, o balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde apontou 201 mortes no país, com 5.717 casos oficiais.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Natal detalhou que "o paciente de 23 anos, com quadro de obesidade, deu entrada em hospital privado, no dia 24 de março, onde foi examinado e retornou para a residência para continuidade de medicações prescritas. Manteve-se isolado por dois dias, não apresentando melhora procurou o serviço público de saúde no dia 27 de março onde foi atendido e realizou o teste para a doença, foi regulado para o serviço privado".

Conforme informações repassadas pelas autoridades locais de saúde, ao procurar atendimento médico pela primeira vez, a vítima apresentava sintomas leves da doença, como dor de garganta e febre. O quadro evoluiu para desconforto respiratório e a vítima voltou à unidade de saúde e foi transferida para um hospital particular da capital, onde ficou internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por quase quatro dias.

A Secretaria Municipal de Saúde investiga como se deu a contaminação, mas a possibilidade maior é que tenha sido através de transmissão comunitária, pois o jovem não tinha histórico recente de viagem.

Pais são empresários conhecidos

Nas redes sociais, a morte de Matheus Aciole ganhou repercussão. Inúmeras postagens de amigos do jovem foram publicadas ao longo da madrugada e início da manhã de hoje.

Os pais da vítima são empresários bastante conhecidos em Natal por produzirem bolos há muitos anos. Em um perfil profissional que mantinha numa rede social, a especialidade do gastrólogo vítima da covid-19 era a produção de bolos artísticos.