Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito tenta acalmar população e diz: 'Todos seremos contaminados'

Do UOL, em São Paulo

01/04/2020 12h13

O prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), acabou viralizando nas redes sociais após fazer comentários sobre o novo coronavírus.

Em uma entrevista transmitida pela internet, o prefeito afirmou que "todos nós seremos contaminados".

O comentário veio em resposta a um questionamento sobre a divulgação dos bairros que residem pessoas confirmadas com a doença. Para o prefeito, as pessoas não devem se preocupar em saber quem está ou não doente, já que todos uma hora serão contaminados.

"Olha, esse é um assunto que é bem delicado e bastante importante. Nós não podemos estigmatizar as pessoas que foram confirmadas já com o coronavírus. Todos nós, todos nós, seremos contaminados. Todos. É uma questão de tempo", afirmou.

"O esforço que nós estamos fazendo é de alongar esse período de contaminação para que os casos graves possam ser atendidos de maneira adequada. Então, não interessa saber onde foi, que bairro foi, quem foi", acrescentou.

O prefeito ainda continuou com os argumentos e completou "uns apresentarão os sintomas, outros terão agravamento, outros terão que ser internados numa UTI e outros perderão a vida. Infelizmente é isso que vai acontecer".

Vários especialistas e autoridades da saúde no mundo têm defendido que o isolamento social contribui para que o processo de contágio do novo vírus seja mais lento, é o chamado achatamento da curva de contaminação.

Seguindo essa mesma linha, Botion ressaltou que o momento requer calma, tranquilidade e que é necessário que todos continuem seguindo as recomendações de isolamento social e higiene.

"Nesse momento interessa que cuidemos da nossa saúde, façamos a lição de casa, que é respeitar o isolamento na medida do possível, e manter a sua higiene pessoal em dia. E, principalmente, manter os nossos idosos dentro das suas casas, esse é o desafio", completou.

O vídeo acabou viralizando, e a fala do prefeito recebeu várias críticas.

"Ele disse que todos vamos ser contaminados? Foi isso mesmo que ouvi?", escreveu um internauta na página da prefeitura de Limeira no Facebook.

"Sim, uma hora, todos deverão ter sido contaminados. Vc já pode, inclusive, ter sido contaminado e não ter ocorrido nenhum sintoma", respondeu outro.

"Como prefeito disse fique tranquilos todos vão pegar o vírus Aff ???" (sic), afirmou outra internauta.

Cuidados básicos para se proteger do coronavírus: