Elizabeth 2ª agradece aos profissionais da saúde em discurso
A rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido, fez um discurso raro neste domingo, em que agradeceu à compaixão das pessoas em meio ao surto do coronavírus e prestou homenagens aos profissionais de saúde.
"Desta vez, nos unimos a todas as nações do mundo em um esforço comum, usando os grandes avanços da ciência e nossa compaixão instintiva para curar", disse. "Nós teremos sucesso —e esse sucesso pertencerá a todos nós."
"Em todo o mundo, vimos histórias emocionantes de pessoas se unindo para ajudar outras pessoas, seja através da entrega de pacotes de alimentos e remédios, checando vizinhos ou convertendo empresas para ajudar no esforço de socorro".
"Embora o autoisolamento às vezes seja difícil, muitas pessoas de todas as religiões, ou sem religião, estão descobrindo que isso oferece uma oportunidade de desacelerar, parar e refletir, em oração ou meditação".
Este foi o quinto discurso da monarca desde que assumiu o trono. Ela relembrou o seu primeiro discurso, em 1940 com sua irmã, a princesa Margaret.
"Quando crianças, falamos daqui de Windsor com crianças que foram retiradas de suas casas e mandadas embora para sua própria segurança", disse. "Hoje, mais uma vez, muitos sentirão uma sensação dolorosa de separação de seus entes queridos. Mas, agora, como então, sabemos, no fundo, que é a coisa certa a fazer".
Ela terminou com uma mensagem positiva, de que tudo ficará bem no futuro. "Estaremos com nossos amigos novamente; estaremos com nossas famílias novamente; nós nos encontraremos novamente".
A última frase, "We will meet again", foi citada pela imprensa britânica como uma referência à canção de Vera Lynn, lembrada nos tempos de guerra.
Segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde, o Reino Unido tem mais de 3.700 mortes em decorrência do novo coronavírus. Quase 42 mil pessoas já foram infectadas pela doença no Reino Unido.
O filho da rainha, o Príncipe Charles, 71, teve resultado positivo para a doença, mas já se curou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.