Topo

Esse conteúdo é antigo

Elizabeth 2ª agradece aos profissionais da saúde em discurso

Rainha do Reino Unido Eizabeth 2ª fez um discurso à nação sobre a pandemia do novo coronavírus - Palácio de Buckingham via Reuters
Rainha do Reino Unido Eizabeth 2ª fez um discurso à nação sobre a pandemia do novo coronavírus Imagem: Palácio de Buckingham via Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/04/2020 16h14Atualizada em 07/04/2020 10h08

A rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido, fez um discurso raro neste domingo, em que agradeceu à compaixão das pessoas em meio ao surto do coronavírus e prestou homenagens aos profissionais de saúde.

"Desta vez, nos unimos a todas as nações do mundo em um esforço comum, usando os grandes avanços da ciência e nossa compaixão instintiva para curar", disse. "Nós teremos sucesso —e esse sucesso pertencerá a todos nós."

"Em todo o mundo, vimos histórias emocionantes de pessoas se unindo para ajudar outras pessoas, seja através da entrega de pacotes de alimentos e remédios, checando vizinhos ou convertendo empresas para ajudar no esforço de socorro".

"Embora o autoisolamento às vezes seja difícil, muitas pessoas de todas as religiões, ou sem religião, estão descobrindo que isso oferece uma oportunidade de desacelerar, parar e refletir, em oração ou meditação".

Este foi o quinto discurso da monarca desde que assumiu o trono. Ela relembrou o seu primeiro discurso, em 1940 com sua irmã, a princesa Margaret.

"Quando crianças, falamos daqui de Windsor com crianças que foram retiradas de suas casas e mandadas embora para sua própria segurança", disse. "Hoje, mais uma vez, muitos sentirão uma sensação dolorosa de separação de seus entes queridos. Mas, agora, como então, sabemos, no fundo, que é a coisa certa a fazer".

Britânicos assistem ao discurso da Rainha Elizabeth 2ª em meio a pandemia do novo coronavírus - Simon Dawson/Reuters - Simon Dawson/Reuters
Britânicos assistem ao discurso da Rainha Elizabeth 2ª em meio a pandemia do novo coronavírus
Imagem: Simon Dawson/Reuters

Ela terminou com uma mensagem positiva, de que tudo ficará bem no futuro. "Estaremos com nossos amigos novamente; estaremos com nossas famílias novamente; nós nos encontraremos novamente".

A última frase, "We will meet again", foi citada pela imprensa britânica como uma referência à canção de Vera Lynn, lembrada nos tempos de guerra.

Segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde, o Reino Unido tem mais de 3.700 mortes em decorrência do novo coronavírus. Quase 42 mil pessoas já foram infectadas pela doença no Reino Unido.

O filho da rainha, o Príncipe Charles, 71, teve resultado positivo para a doença, mas já se curou.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que era informado no texto, este foi o quinto discurso da rainha Elizabeth 2ª, e não o quarto. A informação foi corrigida.