Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: especialistas em saúde pedem que fumantes larguem cigarro agora

iStock
Imagem: iStock

06/04/2020 16h44

Especialistas em saúde pediram hoje aos fumantes que deixem o cigarro de lado e que as empresas do mercado de tabaco parem de produzir e vender seus produtos para ajudar a reduzir os riscos representados pelo novo coronavírus, de acordo com a agência Reuters.

"A melhor coisa que a indústria do tabaco pode fazer para combater a covid-19 é parar imediatamente de produzir, comercializar e vender tabaco", disse Gan Quan, especialista em saúde pública e diretor da União Internacional Contra Tuberculose e Doença Pulmonar, em um comunicado.

O grupo, que une especialistas internacionais em respiração e pulmões e agências de saúde, disse estar "profundamente preocupado" com o impacto da covid-19 nos 1,3 bilhão de fumantes do mundo, em particular nos países mais pobres cujos sistemas de saúde já estão sobrecarregados.

Sabe-se que fumar enfraquece o sistema imunológico, tornando-o menos capaz de responder efetivamente a infecções. Os fumantes também podem já ter doença pulmonar ou capacidade pulmonar reduzida, o que aumentaria bastante o risco de doença grave.

Quan disse que os governos em todo o mundo têm um "imperativo moral" para aconselhar os fumantes a parar. "Este é o melhor momento para parar de fumar", disse Quan.

A declaração citou evidências emergentes de estudos preliminares de pacientes com covid-19 na China e em outros lugares que sugerem que os fumantes infectados com o novo coronavírus ficam mais gravemente doentes e sofrem complicações mais graves, como dificuldades respiratórias.