Topo

Esse conteúdo é antigo

Técnico em enfermagem morto aos 35 tinha medo de pegar a "doença da peste"

O técnico em enfermagem Tiago Andrade da Silva, 35, que morreu de covid-19 na mesma UTI em que trabalhava em Jundiaí (SP) - Arquivo Pessoal
O técnico em enfermagem Tiago Andrade da Silva, 35, que morreu de covid-19 na mesma UTI em que trabalhava em Jundiaí (SP) Imagem: Arquivo Pessoal

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

20/04/2020 16h12Atualizada em 21/04/2020 14h13

"Ele lutou muito para cuidar de todos". É assim que o técnico em enfermagem Tiago Andrade da Silva, 35, morto ontem em Jundiaí (SP), é lembrado por um de seus melhores amigos. Ele estava internado com covid-19 desde 6 de abril no Hospital São Vicente de Paulo, mesmo local onde trabalhava havia quatro anos.

Derick de Lima Dias, 24, também é técnico em enfermagem e trabalhou com Tiago praticamente desde o primeiro dia que entraram na unidade. No começo, compartilharam espaço na clínica masculina do hospital. Derick foi promovido para a UTI de pacientes adultos. Alguns anos depois, o amigo também conseguiu o posto onde queria. "Era o sonho dele trabalhar na Unidade de Terapia Intensiva, queria ajudar muitas pessoas", disse.

Natural de Caieiras (SP), casado, Tiago conciliava a enfermagem com as corridas de longa distância. Nas redes sociais, postava imagens de competições de que participava.

Marcelo Carvalho, 39, auxiliar de enfermagem, era quem costumava render Tiago no plantão. "Dava um abraço nele toda vez, e ele sempre estava com um sorriso no rosto. Acho que nunca vi ele de cara fechada", lembrou.

Os amigos lembram que cada paciente era tratado como se fosse alguém da família, e que a alegria de Tiago em trabalhar no que gostava era perceptível em cada ação.

Medo de ficar doente

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, Tiago compartilhava com os colegas de trabalho a preocupação em ficar doente. "Ele chamava a doença de peste, não queria ficar doente de jeito nenhum. Ele se preocupava com todo e qualquer caso que chegava aqui no hospital", disse Derick.

No final de março, começou a apresentar alguns sintomas. "Ele disse pra mim: peguei essa coisa", recorda Derick.

Jaleco assinado pelos colegas do técnico em enfermagem Tiago Andrade da Silva, 35, em que desejavam sua recuperação - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Jaleco assinado pelos colegas do técnico em enfermagem Tiago Andrade da Silva, 35, em que desejavam sua recuperação
Imagem: Arquivo Pessoal

Em 6 de abril, foi internado. Consciente, recebeu o diagnóstico da covid-19 após um teste rápido. Sabia que a batalha seria difícil. Enquanto lutava contra a covid-19, os colegas de trabalho pegaram um jaleco dele e assinaram, desejando melhoras.

Os sintomas evoluíram rapidamente. A pneumonia se espalhou pelos pulmões. Ele não resistiu.

Após a confirmação da morte de Tiago, outros profissionais da unidade pararam as atividades por um minuto, se concentraram numa área interna e aplaudiram o técnico em enfermagem.

O caso de Tiago é a terceira morte confirmada por covid-19 em Jundiaí neste ano. No Hospital São Vicente de Paulo é o segundo óbito. Na semana passada, um controlador de acesso de 40 anos, que tinha hipertensão, não resistiu.

Comoção na cidade

O Hospital São Vicente de Paulo divulgou uma nota lamentando a morte. "Tiago exercia com dedicação suas atividades na unidade hospitalar. Diante deste momento difícil, o HSV tem manifestado solidariedade e apoio à esposa, familiares e amigos".

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, também publicou uma mensagem nas redes sociais. "Os números divulgados pelos boletins epidemiológicos tem nomes e famílias. O de hoje, foi de um dos colaboradores da saúde, que são verdadeiros heróis em meio à pandemia", afirmou.

A esposa de Tiago, Ana Paula Dourado, fez um relato emocionado ao companheiro. "É para tentar fazer mais essa travessia eu vou exercitar a gratidão. Gratidão por tudo o que vivemos principalmente neste último ano, as lutas, risadas, lágrimas, sonhos, cuidados e todo amor e respeito que dedicamos um ao outro", publicou na página pessoal.