Topo

Esse conteúdo é antigo

Doença infantil pode ter relação com covid, diz Sistema de Saúde britânico

Centro de tratamento para crianças com coronavírus - Valery Sharifulin/Valery Sharifulin/TASS
Centro de tratamento para crianças com coronavírus Imagem: Valery Sharifulin/Valery Sharifulin/TASS

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 10h43

O Sistema de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) está preocupado com uma nova síndrome que está atingindo crianças no país e que pode estar relacionada ao coronavírus.

As crianças doentes apresentam uma combinação de sintomas como dor de estômago e problemas cardíacos que está ligada à covid-19 e pode chegar a ser fatal.

Essa combinação de sintomas está sendo tratada como uma síndrome do choque tóxico.

Embora os casos dessa nova doença sejam poucos, a síndrome está chamando a atenção da NHS. Alguns dos pacientes tiveram que ser internados na UTI por não conseguirem respirar direito.

Os chefes do NHS enviaram uma carta aos clínicos gerais no norte de Londres, relatada pelo Health Service Journal, e disseram que: "Foi relatado que, nas últimas três semanas, houve um aumento aparente no número de crianças de todas as idades que apresentaram sistema inflamatório que requer cuidados intensivos em Londres e também em outras regiões do Reino Unido".

Segundo os chefes da NHS, "existe uma preocupação crescente de que uma síndrome inflamatória relacionada ao Sars-CoV-2 esteja surgindo em crianças no Reino Unido, ou que possa haver outro patógeno infeccioso ainda não identificado associado a esses casos".