Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro da Saúde se atrapalha ao colocar máscara; veja o vídeo

Do UOL, em São Paulo

04/05/2020 15h15

O ministro da Saúde, Nelson Teich, foi flagrado em vídeo se atrapalhando para colocar uma máscara usada para o combate ao coronavírus.

Nas imagens, Teich faz algumas tentativas para colocar o equipamento de proteção individual na vertical, puxando uma das alças por cima da cabeça. Porém, o ministro não segue o protocolo correto: posicionar o respirador cobrindo o nariz e a boca; passar o elástico superior na cabeça e, então, em seguida passar o laço inferior por cima da cabeça até a região da nuca.

A máscara utilizada pelo ministro não é a usada normalmente pela população, cuja recomendação é deixá-la acomodada puxando os elásticos ao lado do rosto. Cada modelo possui uma forma correta de ser posicionado junto ao rosto.

O vídeo foi registrado durante a primeira viagem oficial de Teich como ministro. Ele está no Amazonas, cujo sistema de saúde já colapsou, para acompanhar principalmente os trabalhos na capital Manaus.

Hoje, no segundo dia de viagem, o ministro se encontrou com o Comando Militar da Amazônia e com parlamentares do estado para discutir estratégias de combate à doença.

Ontem à noite, Teich afirmou que os primeiros resultados das pesquisas brasileiras sobre o uso da hidroxicloroquina contra a covid-19 sairão na próxima semana.

Para ele, diante da sobrecarga dos sistemas de saúde, a descoberta de um medicamento eficaz no tratamento é fundamental para mudar o rumo da doença.

"Semana que vem a gente já vai ter um dado preliminar, talvez já até uma conclusão. Temos um pool de quase 100 hospitais que estão trabalhando nesse programa de pesquisa. Então a gente deve ter um dado ainda preliminar, mas que pode ter uma informação melhor sobre a eficácia de medicamentos", explica.