Albergue para moradores de rua registra 27 casos de covid no interior de SP
Ao menos 27 homens em situação de rua que são acolhidos por um abrigo institucional em São José do Rio Preto, cidade a 441 km de São Paulo, testaram positivo para covid-19, segundo informou a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, responsável pela gestão do abrigo Casa do Cirineu.
"Tivemos a possibilidade de testar todos os nossos acolhidos desta casa. Fizemos 90 coletas e 63 testaram negativo", afirmou ao UOL o presidente da associação, frei Francisco Belotti.
O religioso explicou que o local recebe diariamente mais de 120 pessoas, muitas delas de passagem, apenas para alimentação ou atendimento médico. Ou seja, existe a possibilidade de novos exames darem positivo em rodadas futuras de testes.
"Queremos exterminar com qualquer possibilidade de contaminação no local. A casa passará, na semana que vem, por um processo de desinfecção", afirmou Belotti.
A Casa do Cirineu, que funciona graças a uma parceria entre a Associação Lar São Francisco de Assis e a Secretaria Municipal de Assistência Social, completa seis meses de operação no próximo dia 16. Os homens em situação de rua recebem alimentação e produtos de higiene. Além de tomar banho e dormir na casa, eles têm acompanhamento psicológico e assistencial.
São José do Rio Preto confirmou hoje mais 38 casos de covid-19. Com esses, subiu para 274 o número de registros positivos da doença.
Procurada pelo UOL, a Prefeitura de São José do Rio Preto não confirmou se os 27 casos que envolvem os moradores em situação de rua já entraram para as estatísticas oficiais. O balanço com a divisão dos positivados será feita somente na próxima segunda-feira (11).
Isolamento
As 27 pessoas que estavam no albergue cumprirão a quarentena em uma casa de retiros religiosos na cidade de Jaci (a 468 km de São Paulo).
"Já avaliamos os 27 pacientes hoje. Todos encontram-se assintomáticos ou apresentam sintomas leves como coriza, tosse e dor no corpo", disse o diretor clínico da Associação Lar São Francisco de Assis, Guilherme Pinto Camargo.
A Casa de São Benedito é formada por diversos chalés e fica na zona rural. Por ser afastada da cidade, o local é considerado seguro e evita a contaminação do restante da população.
"Eles terão todo o aparato médico com visitas diárias. Tem um [médico] infectologista que também está nos ajudando nessa questão, enfermaria 24 horas, psicólogos e assistentes sociais", listou o diretor clínico.
O espaço já abriga outros 35 homens que também testaram positivo para o coronavírus. O primeiro grupo --formado por dependentes químicos em tratamento-- chegou ao local no dia 1º deste mês. Eles eram atendidos em uma comunidade terapêutica que é administrada pela mesma Associação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.