RO: Primeiros indígenas com covid foram infectados ao sacar auxílio, diz TV
O Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) de Rondônia confirmou hoje à Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, os primeiros três casos de covid-19 entre indígenas. Segundo o Condisi, eles foram infectados quando foram a Porto Velho para sacar o auxílio emergencial de R$ 600.
Os três, ainda segundo a TV local, são da etnia Karitiana e têm 37, 40 e 50 anos. Depois de sacar o auxílio, eles voltaram à aldeia Caracol, a cerca de 90 quilômetros da capital rondoniense, mas começaram a sentir os sintomas uma semana depois e precisaram retornar a Porto Velho.
O coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena da cidade, Luiz Tagliani, também confirmou os três casos de infecção pelo novo coronavírus. Os indígenas estão sendo monitorados e estão em isolamento na Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai), na zona leste de Porto Velho.
Tagliani também disse à Rede Amazônica que os três estão evoluindo bem, sem febre, e se recuperam da doença sem grandes problemas.
Coronavírus em Rondônia
O estado de Rondônia, segundo última atualização do governo, já soma 2.043 casos confirmados de covid-19, além de 915 que aguardam o resultado de seus exames. As mortes somam 83; os curados, 805.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.