Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Anac e Anvisa emitem novas regras de segurança para aeroportos

Pilotos usam máscaras ao chegarem no aeroporto de Manchester, na Inglaterra, durante a pandemia do coronavírus - Getty Images
Pilotos usam máscaras ao chegarem no aeroporto de Manchester, na Inglaterra, durante a pandemia do coronavírus Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/05/2020 15h03

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicaram hoje medidas sanitárias para evitar a propagação do coronavírus em aeronaves e aeroportos brasileiros.

Além de reforçar a importância da distância de dois metros entre as pessoas e do uso de máscara por passageiros durante toda a viagem, os órgãos estabelecem novas regras, como utilização de EPI (equipamentos de proteção individual) para a tripulação, divulgação de avisos sonoros nos voos e nos aeroportos e desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros.

Anac e Anvisa recomendam que o serviço de bordo seja suspenso em voos nacionais. Caso a companhia aérea decida manter o serviço, a solução é optar por embalagens individuais, higienizadas antes da entrega.

O documento pede, ainda, mais critério na organização de embarque e desembarque de passageiros, evitando aglomerações.

Segundo as duas agências, todas as aeronaves da frota das empresas brasileiras contam com uma tecnologia capaz de purificar o ar, "capturando 99,7% de partículas ao promover a renovação do ar dos aviões a cada 3 minutos".

Transporte aéreo

A malha de transporte aéreo do mês de maio atende 44 cidades brasileiras, com 1.254 voos semanais — contra os 14.781 previstos para o período, uma redução de 90% para o mercado doméstico, informou a Anac.